Albufeira começa a aceitar propostas para o Orçamento Participativo

As sessões públicas do Orçamento Participativo de Albufeira vão começar amanhã, dia 14 de Março. A primeira reunião aberta a […]

As sessões públicas do Orçamento Participativo de Albufeira vão começar amanhã, dia 14 de Março. A primeira reunião aberta a toda a população está marcada para a Escola EB 2,3 de Ferreiras, às 20h30, e, como as que se seguirão noutros locais do concelho, servirá para recolher proposta de investimento, na área da acessibilidade e mobilidade.

A Câmara de Albufeira vai reservar 250 mil euros do seu próximo Orçamento Municipal – «a verba maior de sempre, desde 2014», segundo a autarquia – para levar a cabo os projetos que vierem a ser escolhidos no âmbito do processo de participação cidadã agora lançado.

Os interessados em contribuir com ideias, que posteriormente serão submetidas a uma votação aberta a todos os cidadãos, podem fazê-lo em diversas reuniões que serão promovidas nas diferentes freguesias de Albufeira. Além da sessão de amanhã, serão promovidas reuniões na Escola EB1 de Olhos d’Água (15 de Março, 18h30), na Escola Secundária de Albufeira (dia 17, 20h30), na Escola EB 2,3 da Guia (21 de Março, 20h30) e no Salão da Junta de Freguesia de Paderne (dia 22, 18h30).

Para o presidente da Câmara de Albufeira, o OP é uma forma eficaz «de envolver os cidadãos «num processo que permite reforçar os mecanismos de corresponsabilização e transparência, essenciais em sociedades ditas democráticas», ao mesmo tempo que promove uma «cidadania ativa, responsável e integradora».

Segundo a Câmara de Albufeira, o tema escolhido para a 4ª edição do OP de Albufeira, «Acessibilidade e Mobilidade», visa, entre outros objetivos, «contribuir para promover a qualidade dos espaços, edifícios e serviços, bem como a segurança, conforto e autonomia de todos os seus utilizadores, e ainda facilitar o acesso à informação, criando as condições necessárias para uma sociedade mais justa e inclusiva».

Comentários

pub