Agrupamentos de Escolas de Portimão põem alunos, professores e funcionários a ler ao mesmo tempo

Amanhã, dia 21 de Março, entre as 9h30 e as 9h45, alunos, professores e até funcionários dos Agrupamentos de Escolas […]

Amanhã, dia 21 de Março, entre as 9h30 e as 9h45, alunos, professores e até funcionários dos Agrupamentos de Escolas Manuel Teixeira Gomes e Júdice Fialho, em Portimão, vão parar as suas atividades e, durante 15 minutos, vão ler um livro.

Trata-se da iniciativa Dia L(ê), promovida no âmbito do Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes e da Semana da Leitura.

Os alunos, professores e funcionários devem levar para a ocasião um livro à sua escolha ou requisitar um na biblioteca. Podem ainda ler uma revista ou um jornal. «O que interessa é que leiam!», diz Helena Tapadinhas, professora bibliotecária da Manuel Teixeira Gomes.

Encerrado o período de leitura, cada turma deste Agrupamento é convidada a tirar uma fotografia ou a realizar um pequeno filme em Mannequin Challenge (gravação em modo estático), «com todos os participantes em poses de leitura, ocupando criativamente o espaço».

Esta foto/filme deverá ser enviada, na própria aula, identificando a turma, para [email protected].

Sob o mote “o que a vida me ensinou” (graças a um livro, a um filme, a uma história da minha avó…), a turma, na sequência de uma partilha, selecionará uma frase dos livros, ou um pensamento associado a uma história de vida, ou a um filme. A frase deverá ser enviada, identificando a turma, para o mesmo e-mail.

Com todo o material recebido, será realizado um filme.

«Mais do que um projeto de leitura, o Dia L(ê) pretende a promoção da literacia lato senso, entendida como capacidade de compreensão do mundo. Por isso, se propõe, como momento final da atividade, fomentar a partilha dessas bases que, de alguma forma, motivem o grupo para a leitura daquele livro, para a visualização daquele filme, para a realização daquela viagem, real ou imaginária», acrescenta Helena Tapadinhas.

Comentários

pub