VATe da ACTA volta a levar teatro sobre rodas a escolas algarvias

O projeto educativo VATe – Vamos Apanhar o teatro, da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, vai voltar […]

O projeto educativo VATe – Vamos Apanhar o teatro, da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, vai voltar à estrada, para promover o atelier e espetáculo «Dá-me um abraço» a alunos de escolas do 1º Ciclo de diversos concelhos do Algarve.

O autocarro/sala de espetáculos começa a sua digressão já amanhã, dia 16 de Fevereiro, em Portimão, mas também já tem paragens agendadas em Vila do Bispo, Loulé, Castro Marim, Aljezur e Monchique.

«Dá-me um abraço conta as aventuras de um menino que viaja pelo mundo à procura de um abraço. As suas aventuras são narradas por uma neurocientista que nos vai explicando o que acontece ao corpo humano quando temos a sorte de receber ou o prazer de dar um abraço», segundo a ACTA.

A companhia teatral promete «levar “oxitocina”, conhecida como a hormona do amor e da felicidade, por esse Algarve fora, e ajudar os meninos e meninas a perceber a verdadeira importância de um abraço».

O atelier que acompanha o espetáculo «trabalha e explora não só o tema mas também as técnicas teatrais utilizadas». Os participantes do atelier têm de resolver desafios por meio de improvisações, tendo como ponto de partida objectos do espectáculo.

Depois de uma primeira paragem em Portimão, amanhã, o autocarro do VATe continua a sua viagem por Vila do Bispo (2 e 3 de Março), Loulé (6 a 10 de Março), Castro Marim (14 a 17 de Março), Aljezur (22 a 24 de Março) e Monchique (29 a 31 de Março).

Sobre o VATe:

O VATe é uma sala de espectáculos sobre rodas, um Teatro em movimento, único no país. O projecto assenta na transformação de um autocarro de dois pisos em sala de espectáculos com palco, plateia, régie e camarins.

Desde 2006 que trabalha com as comunidades do interior Algarvio, de baixa densidade populacional, geograficamente afastadas dos centros culturais, e consequentemente, das actividades artísticas e culturais.

O projecto leva o Teatro a zonas de difícil acesso e a arte dramática como importante ferramenta no que diz respeito à pedagogia social, tendo sido premiado com o Prémio Gulbenkian Educação em 2010.

O público-alvo são especialmente as crianças do 1º ciclo, as técnicas artísticas privilegiadas são o teatro de marionetas e a interpretação.

Nos últimos anos, o VATe tem realizado os seus espectáculos em diversos locais e participado em festivais de marionetas, alargando a possibilidade de partilhar o seu trabalho com os mais variados públicos.

Comentários

pub