Tertúlia Algarvia e Shortcutz exibem documentários sobre culinária

A Tertúlia Algarvia e a Shortcutz Faro promovem, no domingo, dia 12 de Fevereiro, o evento «Comida Documentada», durante o […]

A Tertúlia Algarvia e a Shortcutz Faro promovem, no domingo, dia 12 de Fevereiro, o evento «Comida Documentada», durante o qual vão ser exibidos cinco documentários de curta duração dedicados à temática da culinária.

Esta sessão especial realiza-se com o apoio do Cineclube de Faro, no espaço da Tertúlia Algarvia, na Vila-Adentro, em Faro, tem início às 17h45 e a entrada é livre.

Eis os documentários selecionados:

«Não São Favas, São Feijocas», de Tânia Dinis
Conflito geracional de pessoas que vivem do campo, para o campo. A realizadora e a sua avó. O confronto da imagem com aqueles nela representados.

«Terras de Quem Sou», de Flávio Ferreira
Encontramos José nas suas tarefas do quotidiano. Conta-nos uma história de antigamente. E depois outra, e outra. Nos braços da grande família que nasceu desta história, por entre campos e estradas, José guia-nos por memórias de celas, terras e fronteiras.

«Alma Mediterrânica», de Fúlvia Almeida, Ana Medeira, Jorge Mestre Simão, Rodrigo Cortegiano
Através dos olhos de um português, vamos descobrir os tesouros do Algarve, no sul de Portugal. Entre tradições, produções locais, pesca e colheita, este documentário faz-nos descobrir a importância da Dieta Mediterrânica na nossa vida, mostrando a sua alma escondida nas suas tradições e valores.

«Buscando el Sabor Mediterraneo», de Didac Roger, Alex Brull, Alfonso Bonet e Aleix Fernandez
Através das principais refeições que compõem a Dieta Mediterrânica, este documentário leva-nos à descoberta dos segredos do estilo de vida mediterrânico em diferentes regiões de Espanha, conhecendo pessoas maravilhosas e as suas histórias que compõem toda a incrível imagem do Mediterrâneo.

«A Comida Portuguesa a Gostar dela Própria: Ep1 Cataplana de Litão», de Tiago Pereira
Fomos até ao Algarve aprender a confecionar uma verdadeira Cataplana de Litão com Toni Coelho. O peixe litão é um pequeno tubarão que é passado a sal e colocado a secar durante alguns dias. André Magalhães foi o primeiro Chefe de cozinha convidado a recriar a receita apresentada e preparou uma deliciosa Cataplana de litão com algas da ria.

Os documentários «Buscando el Sabor Mediterraneo» e «Alma Mediterrânica» foram realizados no âmbito do projeto SlowMed, com o apoio do programa comunitário ENPI CBC Med. A equipa portuguesa deste projeto foi coordenada pela Associação In loco, tendo contando com vários parceiros, entre os quais a Tertúlia Algarvia.

A lotação da sala onde vai decorrer a sessão «Comida Documentada» é limitada, pelo que é recomendável que os interessados em assistir reservem lugar previamente através do e-mail [email protected].

Comentários

pub