Seis meses de “365 Algarve” serão celebrados com ópera e contrabando

O primeiro Festival de Piano do Algarve, nos dias 4, 11, 18 e 25 de Março, no TEMPO – Teatro […]

O primeiro Festival de Piano do Algarve, nos dias 4, 11, 18 e 25 de Março, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, a ópera “Dido e Aeneas”, no dia 3, no Auditório Municipal de Lagoa, e o “Festival do Contrabando”, que ligará, por uma ponte provisória, as duas margens do Guadiana, entre Alcoutim a San Lúcar, nos dias 24 e 26, são algumas das propostas do “365 Algarve”, que comemora meio ano de existência  no próximo mês.

A juntar a estes, haverá, no total, 31 eventos de música, ópera, dança, teatro, cinema, literatura, artes visuais e performativas e de animação de património, perfazendo, no conjunto, 151 apresentações.

O Festival Internacional de Orquestra de Guitarras do Algarve será outro dos eventos para Março, que passará por Silves, no dia 18, Tavira, no dia 19, e Faro, a 25.

Já o 32º Festival Internacional de Música do Algarve (FIMA), que regressa renovado, depois de uma paragem de oito anos, a onze concelhos da região, vai contar com orquestras internacionais e alguns dos mais relevantes ensembles, além da Orquestra Clássica do Sul.

Os primeiros concertos do FIMA acontecem no Teatro das Figuras, em Faro, no dia 18, no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, no dia 25, e no Hotel Conrad, na Quinta do Lago, no dia 31, para um jantar-concerto.

O “Ciclo Euterpe”, que se estreou em Fevereiro, continuará a trazer grandes nomes da música portuguesa ao Teatro Lethes, em Faro, num programa que integra espetáculos de fado, jazz, canto lírico e world music, e levará, por exemplo, Rão Kyao, a 3 de Março, à capital do Algarve.

Ao Hostel 1878, em Faro, no dia 3, chega mais um “Concerto ao Entardecer”, desta vez num registo pop e folk, pela voz e pelo dedilhar de cordas de Carlos Medeiros e Pedro Lucas, mais conhecidos como “Medeiros/Lucas”.

Ainda nas novidades musicais, o evento “Tavira, Património e Artes” vai conciliar, nos dias 4, 11, 17, 18 e 25, o património religioso, arquitetónico e pictórico com o património musical.

Já a “Missa da Coroação” será apresentada no dia 25, em Quarteira, enquanto o concerto “Segredos de Lucía – Friday nights de Lucía”, que homenageia Paco de Lucía, terá sessões no Centro Cultural de Lagos (dia 10) e na Biblioteca Municipal de Castro Marim (dia 17).

O Ciclo “Guitarras e Património” viaja até ao Museu da Cidade de Olhão (dia 3), à Igreja Matriz de Castro Marim (dia 4) e à Igreja de São Pedro, em Faro (dia 11).

Na dança, volta o espetáculo “Villa-Lobos em Movimento”, que conduzirá o público numa viagem pela evolução da identidade cultural do Brasil, que estará em cena na Biblioteca Municipal de Olhão, no dia 4.

Também no teatro haverá outras novidades do “365 Algarve”, começando pela “Carripana”, um conceito inovador de teatro móvel, onde os atores passam por Castro Marim, entre os dias 11 e 13 de Março, e por Alcoutim, entre os dias 25 a 27, numa carrinha Citroen Berlingo, e convidam o teatro a sair à rua e os peões a parar para assistir.

Mas também haverá o Festival Internacional de Teatro de Vila Real de Santo António (dias 16, 18, 24, 25 e 30) e o 10º Festival T – Festival de Teatro de Albufeira, que decorre de 23 a 27 de Março, no Auditório Municipal de Albufeira.

O “Video Lucem” levará, por sua vez, cinema aos concelhos de Vila Real de Santo António, Lagoa e Albufeira, com “O Evangelho Segundo São Mateus”, na Igreja de Cacela Velha, no dia 9, “Habemus Papa”, no dia 10, na Igreja Matriz de Vila Real de Santo António, “Stromboli”, no dia 23, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Ferragudo, e “A Paixão de Joana D’Arc”, na Igreja de Sant’Ana em Albufeira, dia 24.

Todas as sessões de cinema são de entrada gratuita e começam, como sempre, às 21h30.

A literatura chega também ao programa cultural, de 5 a 12, com “Maré de Contos”, que prometem contar os segredos mais íntimos da região de Santo Estêvão, em Tavira.

“Retratos na Ria” é uma exposição fotográfica sobre o ambiente costeiro das múltiplas margens da Ria Formosa e estará patente de 1 de Março a 30 de Abril no cais das praias e ilhas do Sotavento.

Já “Viagem ao Interior” é, tal como o próprio nome indica, uma seleção de imagens sobre o interior algarvio e pode ser vista de 3 a 20 de Março, na Casa dos Condes de Alcoutim, e de 3 a 30 de Março, na Casa de Odeleite, no vizinho concelho de Castro Marim.

O projeto Lavrar O Mar – As Artes no Alto da Serra e na Costa Vicentina terá… “Medronho”, um espetáculo itinerante nas destilarias da serra de Monchique, que será apresentado de 31 de Março a 2 de Abril.

O espetáculo “Fazer Render o Peixe”, que alia a gastronomia às artes visuais, levará, este mês, pela mão do chef Fernando Agrasar del Rio, um jantar no Museu de Portimão, no dia 3, antecedido da inauguração das exposições de Miki Leal (“Uma Casa Portuguesa”), Beatriz Lobo (“Bivalvia”) e Bela Silva (“Na mesa”), que depois ficam patentes até 9 de abril.

Ao património chegam ainda outras iniciativas: a exposição “Cal Viva”, residência artística em torno da cal, no Centro Histórico de Aljezur, de 9 a 12, a encenação “Be P-Art”, no Castelo de Tavira, no dia 10, e no Castelo de Loulé, a 28, e “Momentos Fantásticos com o Património” (Vila do Bispo, dia 25, e em Lagos, nos dias 29 e 30).

À semelhança dos meses anteriores do “365 Algarve”, o mês de Março vai contar, também, com o evento “Fado & Wine” todas as quartas-feiras, no Ginásio Clube de Faro, a exposição “Documentar o Algarve Interior”, de 11 de Março a 4 de Abril, em Silves, e a viagem interativa do “Faro Desvendado”, nos dias 3 e 24.

“Jazz nas Adegas” vai decorrer, por sua vez, no dia 10 na Quinta do Francês, e no dia 17, na Quinta Rosa, ambas em Silves, mas já se encontra esgotado.

A programação completo pode ser consultado aqui e aqui.

Comentários

pub