Projeto CRIA TT2.0 da UAlg quer transferir tecnologia e conhecimento para o mercado

O projeto Cria TT.20, da Universidade do Algarve (UAlg), foi apresentado ontem, dia 2 de Fevereiro, e pretende transferir tecnologia […]

O projeto Cria TT.20, da Universidade do Algarve (UAlg), foi apresentado ontem, dia 2 de Fevereiro, e pretende transferir tecnologia e conhecimento para o mercado, abrindo, assim, «o conhecimento científico ao exterior».

Cofinanciada em cerca de 400 mil euros pelo CRESC Algarve 2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, a iniciativa prevê, por exemplo, até Julho de 2018, a concretização de uma série de atividades e metas, que foram expostas por Hugo Barros, coordenador do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da UAlg, nesta apresentação.

Este responsável começou por referir as ações que vão ser feitas nos 16 municípios da região, que têm como meta a sensibilização de 312 empresas para a importância da inovação.

Depois deste primeiro passo, segue-se o levantamento das necessidades de tecnologia e conhecimento nas empresas da região, bem como a identificação de problemas que possam ser resolvidos pela UAlg.

Também os centros de investigação e desenvolvimento (I&D) da Universidade vão beneficiar com o CRIA TT2.0, «pois receberão ações de sensibilização que visam ajudar a identificar as tecnologias e conhecimento com possibilidade de valorização económica. No final desta atividade, a equipa gestora do projeto espera conseguir mapear 40 tecnologias com potencial de transferência para as empresas», explica a academia algarvia.

«Desenhado esse mapa, é chegada a altura de avançar com as ações de valorização via tech transfer e via empreendedorismo», acrescenta. As primeiras querem a concretização de 36 acordos de cooperação com empresas. Já as segundas ações visam a criação de quatro empresas de base tecnológica.

A última atividade do projeto CRIA TT2.0 consiste na realização, a médio e longo prazo, de comunidades de inovação com empresas tanto novas como já consolidadas e com os centros de investigação e desenvolvimento tecnológico (I&DT) e agentes regionais. Com esta atividade, pretende-se perceber as dinâmicas de crescimento das empresas.

Para tal, vão ser promovidos dois encontros por cada setor da Estratégia Regional de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente (RIS3) do Algarve: Mar, Turismo, Agroalimentar, Energias Renováveis, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Indústrias Culturais e Criativas e Saúde, Bem-Estar e Ciências da Vida.

O CRIA já apoiou, desde 2005, a criação de mais de 80 empresas de base tecnológica, sendo a sua taxa sobrevivência de 73%. Foi, ainda, criada uma incubadora acreditada pelo Portugal 2020, com 20 espaços de escritório e 7 pré-laboratórios. Dos 74 pedidos de patente, foram concedidas 30, uma das quais internacional.

Esta divisão da UAlg participou em mais de 120 projetos de cooperação entre a Universidade do Algarve e empresas regionais e nacionais.

 

Veja mais fotos:

Comentários

pub