Professores, alunos e funcionários elegem representantes no Conselho Geral da Universidade do Algarve

Professores e investigadores, estudantes e funcionários não docentes vão eleger, no dia 1 de Março, os seus representantes no Conselho […]

Professores e investigadores, estudantes e funcionários não docentes vão eleger, no dia 1 de Março, os seus representantes no Conselho Geral da Universidade do Algarve, órgão que, lá para o fim do ano, há-de eleger o reitor.

Ao todo, há sete listas apresentadas pelos professores e investigadores, três pelos funcionários e outras tantas pelos alunos.

No caso do corpo de professores e investigadores, as listas são encabeçadas por Anabela Lopes Romano (subsistema universitário), Carina Infante do Carmo (subsistema universitário), Isménio Martins (subsistema politécnico), António Manuel Guerreiro (subsistema politécnico), Efigénio da Luz Rebelo (subsistema universitário), José António Moreira (subsistema universitário) e Saul Neves de Jesus (subsistema universitário).

Do corpo de estudantes, as listas têm como líderes Ricardo Proença Gonçalves (subsistema universitário), Tomás Policarpo Martins ((subsistema politécnico) e Rodrigo Teixeira (subsistema universitário), atual presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve.

Esta tarde, às 17h00, os cinco cabeças-de-lista do corpo de professores e investigadores do subsistema universitário vão debater as suas ideias e propostas numa sessão que será moderada pelo jornalista Hugo Rodrigues, diretor-adjunto do Sul Informação. O debate está marcado para o Anfiteatro Teresa Gamito, no Campus de Gambelas, Faro.

O Conselho Geral da Ualg é atualmente presidido por Luís Magalhães, ex-presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e que é uma personalidade externa à Universidade, como é exigido pelos estatutos daquele órgão.

O Conselho Geral tem como competências, entre outras, eleger o reitor, apreciar os atos do reitor e do Conselho de Gestão, aprovar a proposta de orçamento da Universidade, incluindo a afetação de recursos às suas diferentes estruturas, aprovar as contas anuais consolidadas, fixar as propinas, ou aprovar alterações aos Estatutos da Universidade.

Comentários

pub