Ortopedia do Hospital Particular de Gambelas é Centro de Formação Internacional

O Departamento de Ortopedia do Hospital Particular de Gambelas foi nomeado como Centro de Formação Internacional para próteses do joelho, […]

O Departamento de Ortopedia do Hospital Particular de Gambelas foi nomeado como Centro de Formação Internacional para próteses do joelho, por instrumentação específica, pelo Centro de Educação e Evidência da Smith & Nephew, empresa que é líder mundial deste tipo de próteses.

Segundo o Grupo Hospital Particular do Algarve (HPA), «esta atribuição é o resultado de um trabalho que já conta vários anos de evolução e, que traduz o empenho e a dedicação de uma vasta equipa, liderada pelo Dr. João Paulo Sousa».

A escolha de um centro de formação internacional exige, explica o HPA, «o cumprimento de vários requisitos, que incluem naturalmente a casuística, enquanto determinante que valoriza a experiência adquirida, mas também outros parâmetros como a excelência clínica de todos os processos e procedimentos envolvidos, onde estão naturalmente a segurança e satisfação dos clientes».

Com este atributo, o Departamento de Ortopedia do Hospital de Gambelas «fica ao nível dos melhores centros internacionais norte-americanos, alemães ou holandeses, relativamente à técnica cirúrgica Visionaire», acrescenta o HPA.

O programa de formação inclui dois dias, onde os cirurgiões visitantes têm oportunidade de aprender a técnica em ambiente hospitalar e com cirurgias ao vivo, e a possibilidade de discutir procedimentos cirúrgicos, técnicas e dispositivos.

O HPA acrescenta que, «no que respeita à divulgação científica realizada nos últimos quatro anos e pertencente ao portefólio Visionaire Clinical Study Collection, a publicação pelo Grupo de Ortopedia de Gambelas em 2015, foi considerada o segundo melhor ensaio clínico randomizado do mundo, em termos de qualidade metodológica e interesse científico».

Já no que diz respeito à divulgação de comunicações em eventos científicos nacionais e internacionais, este projeto conta com 33 presenças.

Comentários

pub