“Oásis” de Nuno Sá vai estar exposto na Biblioteca de Olhão

A exposição “Oásis”, do fotógrafo Nuno Sá, vai estar exposta, de 4 a 25 de Fevereiro, na Galeria da Biblioteca Municipal […]

A exposição “Oásis”, do fotógrafo Nuno Sá, vai estar exposta, de 4 a 25 de Fevereiro, na Galeria da Biblioteca Municipal José Mariano Gago, em Olhão.

Esta é uma «pequena amostra de momentos captados na imensidão do mar que rodeia o arquipélago dos Açores», explica a Câmara de Olhão.

Na exposição são retratadas «algumas espécies bem conhecidas pelos seus habitantes e amantes da natureza que anualmente procuram estas ilhas, bem como acontecimentos únicos e de rara beleza que o autor teve o privilégio de testemunha», acrescenta.

Muitas destas imagens são, assim, fruto de muitas horas no mar. No entanto, os segredos dos mares dos Açores «são tantos e tão profundos que o objetivo de o revelar e dar a conhecer se torna uma tarefa inalcançável», confessa o artista.

Nuno Sá, fotógrafo profissional desde 2004, especializou-se em fotografia de vida selvagem de temas marinhos. Conta com 6 livros editados e é colaborador regular de várias revistas nacionais e internacionais, entre elas a National Geographic Portugal.

Tem, ainda, trabalhos expostos em alguns dos maiores museus de história natural do mundo, tais como o London Natural History Museum e o Smithsonian National Museum of Natural History, em Washington.

Ao longo da sua carreira, já ganhou algumas distinções nos principais concursos internacionais de fotografia de natureza, sendo o mais premiado fotógrafo de natureza a nível nacional. Entre outros, «destacam-se duas imagens premiadas no Wildlife Photographer of the Year, o maior e mais prestigiante concurso de fotografia de vida selvagem a nível mundial, galardão em que é o único português jamais premiado», conta a autarquia olhanense.

Esta iniciativa, da Biblioteca Municipal, da Biblioteca Escolar António Macheira e do Agrupamento de Escolas João da Rosa, conta com a Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura da Região Autónoma dos Açores como parceira.

Comentários

pub