Morreu o médico Santos Pereira, fundador da Associação Oncológica do Algarve

O fundador e presidente da Associação Oncológica do Algarve, José Santos Pereira, faleceu esta madrugada, na sequência de uma paragem […]

O fundador e presidente da Associação Oncológica do Algarve, José Santos Pereira, faleceu esta madrugada, na sequência de uma paragem cardíaca.

O cirurgião foi o principal obreiro da criação da Unidade de Radioterapia do Algarve, além de muitas outras melhorias para os doentes de cancro algarvios, conseguidas ao longo de anos de dedicação à causa.

Para já, ainda não há informação sobre as exéquias, mas a AOA, contactada pelo Sul Informação, garantiu que divulgará essa informação na sua página de facebook e no seu site assim que ela for conhecida.

Santos Pereira tinha 80 anos, completados em Dezembro. Ficou conhecido pela sua dedicação à melhoria de vida dos algarvios vítimas de cancro, mas também pela sua carreira médica, o que levou o Ministério da Saúde a atribuir-lhe a Medalha de Grau Ouro, em 2012, como reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido, ao longo da sua vida profissional, em prol do Serviço Nacional da Saúde, pelas suas excecionais qualidades humanas, altruísmo e ética, atestadas por aqueles com quem partilhou a sua vida profissional.

 

Quem foi o Dr. Santos Pereira?

José Alberto Fernandes dos Santos Pereira nasceu a 5 de Dezembro de 1936, na Povoação de Cuma, no Concelho de Robert Williams, no Distrito de Huambo, em Angola.

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa em 1965.

Iniciou a carreira médica em Angola em 1967.

Especialista em Cirurgia Geral e Medicina tropical.

Tendo voltado para o Continente, começou a trabalhar no Serviço de Cirurgia no Hospital Distrital de Portalegre, enquanto voluntário, entre Março de 1967 e 30 de Abril de 1978. Continuou a sua atividade no Serviço de Cirurgia como interno de especialidade até 23 de Outubro de 1978.

A 1 de Novembro de 1978, iniciou funções no Hospital de Faro como Interno da Especialidade de Cirurgia.

Ao longo da sua carreira, sobretudo no período em que prestou serviços no Hospital Distrital de Faro, substituiu por várias vezes o Diretor de Serviço.

Criou, em 1990, a Consulta de Senologia no Serviço de Cirurgia no Hospital Distrital de Faro.

Em 1991, fez parte da Comissão de Coordenação Oncológica do Hospital Distrital de Faro.

Assistente Graduado de Cirurgia Geral na mesma instituição, desde 6 de Março de 1998.

A 31 de Maio de 1999, foi nomeado médico responsável pelo Núcleo de Senologia do Hospital Distrital de Faro.

Durante o exercício da sua atividade, foi nomeado para exercer alguns cargos, salientando-se:

•              Membro da Comissão de Articulação e Intercâmbio de Serviços entre a ARS e o Hospital Distrital de Faro;
•              Membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica;
•              Membro da Comissão de Antibióticos,
•              Comissão de Coordenação Oncológica do Hospital Distrital de Faro.

Ao longo da sua carreira, desenvolveu vários trabalhos científicos.

Fundou, em 1994, a Associação Oncológica do Algarve, constituída por voluntários com experiência pessoal e profissional de problemas associados ao cancro. É uma Instituição Particular de Solidariedade Social, de utilidade pública, sem fins lucrativos, que tem como objetivo a luta contra o cancro e apoio ao doente oncológico, para além de prestar apoio social e humano a estes doentes e promover a sua integração na comunidade.

Através do seu esforço e dedicação, foi possível colocar a funcionar a Unidade Móvel para Rastreio do Cancro da Mama, em Setembro de 2005, através de angariação de fundos, como o evento anual Mamamaratona, Programa de Saúde XXI e apoios da comunidade, tendo sido estabelecida uma parceria com a Administração Regional de Saúde do Algarve, para a realização do Rastreio do Cancro da Mama.

Essa unidade tem vindo a percorrer todos os Concelhos do Algarve, a fim de fazer mamografias às mulheres cuja idade está dentro do grupo alvo para este tipo de diagnóstico (neste momento entre 50 aos 69).

Foi impulsionador e criador da Unidade de Radioterapia do Algarve, inaugurada em 2006, com apoio de fundos comunitários (Interreg III-A) e apoios municipais.

Comentários

pub