«Maré de Contos» volta a agitar as águas culturais de Tavira

O «Maré de Contos» volta a inundar Tavira com histórias, algumas inspiradas na tradição oral algarvia e «a agitar a […]

O «Maré de Contos» volta a inundar Tavira com histórias, algumas inspiradas na tradição oral algarvia e «a agitar a criatividade, a imaginação, a curiosidade, a procura e o conhecimento». Além de contos, há concertos e teatro para ver em diferentes locais da cidade, entre 5 e 12 de Março.

A 10ª edição deste evento, organizado em parceria pela Associação Cultural Rock da Baixa-mar, pela Biblioteca Municipal de Tavira e pelo Centro Comunitário Âncora, contará com a presença de Cristina Taquelim, Isabel Alçada, Gimba, Thomas Bakk, Patricia Amaral, Ana Sofia Paiva, entre outros.

Em 2017, as entidades organizadoras do evento contam, não só, com o apoio da Câmara de Tavira, mas também do programa «365 Algarve». Isto permitiu montar «um programa diversificado», que se mantém fiel aos princípios do festival, ao longo dos anos: «divulgar novas possibilidades na relação de prazer com a leitura, com as histórias, o contar e ouvir, e os princípios pedagógicos associados a estas práticas e lançar um trabalho de recolha do património oral do concelho/região, dinamizando e valorizando a sobrevivência cultural», segundo os organizadores do evento.

«O grau de literacia de uma comunidade está relacionado com a sua qualidade de vida. O património e a sua preservação, as memórias do passado são alicerces. Mas e se o futuro que habita as pessoas não for esclarecido? Literacia não tem a ver com elitismo cultural, tem antes a ver com o crescimento individual e colectivo», defendem as entidades que promovem da iniciativa.

O programa completo do 10º «Maré de Contos» pode ser consultado no site do evento.

Comentários

pub