Jornadas do Arade vão discutir estratégias para Lagoa, Portimão, Silves e Monchique

Os problemas e as estratégias que se colocam a uma ação concertada entre os quatro municípios da Bacia do Arade […]

Os problemas e as estratégias que se colocam a uma ação concertada entre os quatro municípios da Bacia do Arade (Portimão, Lagoa, Silves e Monchique) serão o tema central das Jornadas do Arade, que se realizam de 10 a 12 de Março, no Museu Municipal de Portimão.

Aliás, esta questão irá nortear todas as mesas-redondas e sessões, sendo alvo de reflexão no espectro de outras áreas e temáticas.

Ainda antes de se abrir as portas à discussão, o dia 10 de Março será dedicado a atividades formativas. Os participantes poderão optar entre dois cursos que se realizarão no Espaço Raiz (antiga escola primária da Pedra Mourinha). A saber: “Dirigismo Associativo” e “Viver melhor amanhã: uma introdução ao movimento da Transição no Arade”.

Já no dia 11 de Março, o programa começa logo às 9h30, com a conferência de abertura dedicada ao conceito que emergiu na última edição destas jornadas – o Aradismo.

Temas como as cidades inteligentes e o turismo sustentável, o urbanismo e a atuação da Universidade no território, a agricultura, pescas e gestão dos recursos marítimos, a exploração do petróleo no Algarve ou o estado dos serviços de saúde na região também prometem, segundo a organização, «dar que falar».

No dia 11, será apresentada, às 20h00, a edição de 2017 da Rota do Petisco, iniciativa que, já vai na sua sétima edição, e que é uma das imagens de marca da Associação Teia D’Impulsos.

Esta é uma iniciativa que tem conseguido alcançar um dos desígnios das Jornadas do Arade: unir sinergias dos quatro concelhos desta bacia. Haverá, ainda, lugar, para, às 21h30, de dia 11, estudantes do ensino secundário partilharem as suas perspetivas, questões e sugestões perante representantes destes municípios.

As inscrições para participar nas Jornadas do Arade encontram-se já abertas, podendo ser feitas aqui. Através do mesmo formulário, poderá inscrever-se num dos dois cursos pré-jornadas. Também se encontram abertas as chamadas para comunicações livres até ao próximo dia 21 de Fevereiro. Poderá submeter a sua proposta através do formulário que se encontra disponível aqui.

As Jornadas do Arade são organizadas pela Associação Teia D’Impulsos, enquanto parte do projeto CAIC – Cidadania Activa e Intervenção Cívica.

Comentários

pub