IRS: Até uma máquina automatizada precisa, às vezes, de pequenas reparações

Iniciado mais um ano e terminado o prazo para a verificação e, porventura, o registo de faturas no Portal das […]

Iniciado mais um ano e terminado o prazo para a verificação e, porventura, o registo de faturas no Portal das Finanças, aproxima-se novamente o prazo para a entrega da declaração de IRS e com um sistema cada vez mais informatizado. Os contribuintes têm menos obrigações no seu preenchimento, mas nem tudo o que está informatizado garante mais fiabilidade.

O novo programa do governo, o Simplex, traz, como grande alteração, a nível de IRS, o cálculo “automático” do imposto para os trabalhadores dependentes (Categoria A) e pensionistas (categoria H), afirmando estar a suavizar o trabalho dos contribuintes e possivelmente dos contabilistas.

É possível que alguns contribuintes deixem de importar-se com os valores que as declarações eletrónicas apresentam, acreditando, cada vez mais, no sistema informático.

Embora, na grande maioria dos países da Europa, o apuramento do imposto sobre os rendimentos singulares seja feito de modo automático, em Portugal este processo irá levar alguns anos, já que a complexidade fiscal também não ajuda a estar completamente automatizado, o que originará frequentemente testes anuais, tal como sucedeu com os outros países.

Por exemplo, por defeito, as declarações automáticas assumem que o contribuinte pretende ser tributado como solteiro, logo, é necessário optar “manualmente” por outro tipo de tributação.

Outras situações que se podem colocar são: quem pretende consignar 0,5% do seu IRS liquidado não tem de colocar o NIF da entidade ~`a qual pretende atribuir este benefício? E se pretender entregar os respetivos 15% do IVA suportado, é necessário efetuar alguma ação manual?

Assim, torna-se imperioso que os contribuintes estejam atentos aos valores apresentados na próxima entrega de IRS, perceber e verificar se todos os campos estão a ser devidamente preenchidos, para não saírem prejudicados.

Em caso de alguma complexidade fiscal, os Contabilistas Certificados serão uma das melhores opções para o preenchimento da declaração de IRS e, quem sabe, até ajudar o contribuinte a não perder dinheiro desnecessariamente, pois até uma maquina automatizada precisa, às vezes, de pequenas reparações.

 

Autor: Miguel Luzia
TOC N.º 92184

 

 

Comentários

pub