Impacto da I Guerra Mundial em Loulé é tema de conferência

O impacto da I Guerra Mundial em Loulé é o tema da próxima conferência, a cargo de Ana Paula Pires, do […]

O impacto da I Guerra Mundial em Loulé é o tema da próxima conferência, a cargo de Ana Paula Pires, do ciclo “O Documento que se segue”, e que se realiza no dia 18 de Fevereiro, às 15h00, no Arquivo Municipal daquela cidade.

Esta intervenção procurará «analisar os objetivos, as consequências e os legados da participação de Portugal na Grande Guerra em Loulé, sublinhando a importância da “frente interna” como suporte à campanha militar, novidade introduzida, de resto, pelo conflito mundial», explica a Câmara local.

A 4 de Agosto de 1914, a notícia da declaração de Guerra da Inglaterra à Alemanha chegou a Portugal envolta em tristeza e consternação.

A posição geoestratégica dos territórios portugueses em África, aliada à dimensão periférica, económica e financeiramente débil da República, obrigou o poder político a acompanhar, logo após o assassínio de Sarajevo, de forma atenta, a evolução da situação internacional.

Na verdade, a eclosão de uma guerra na Europa implicaria, desde logo, que se equacionasse o reforço das guarnições militares em Angola e Moçambique.

Em Setembro de 1914, partiram para África as primeiras tropas portuguesas. Três anos mais tarde, a 26 de Janeiro de 1917, na sequência da declaração de guerra da Alemanha a Portugal, que se tinha a 9 de Março do ano anterior, partiu para França o primeiro contingente do Corpo Expedicionário Português (CEP).

Ana Paula Pires é doutorada em História, especialista em História Económica e Social Contemporânea, pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Está agora a fazer um pós-doutoramento na Universidade de Stanford e na Universidade Nova de Lisboa.

É membro da direção do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL e coordenadora do grupo “Economia, Sociedade, Património e Inovação” da mesma instituição.

Autora de diversos livros e artigos científicos é, também, cofundadora da International Network for the Study of the Great War in Africa e é editora de 1914-1918 online, International Encyclopedia of the First World War, projeto coordenado pela Universidade Livre de Berlim.

Comentários

pub