Freguesia de Montenegro “declara guerra” aos dejetos caninos na via pública

A Junta de Freguesia de Montenegro, no concelho de Faro, lançou uma campanha, a 11 de Janeiro, que pretende sensibilizar […]

A Junta de Freguesia de Montenegro, no concelho de Faro, lançou uma campanha, a 11 de Janeiro, que pretende sensibilizar a população para a preservação do espaço público através da recolha dos dejetos caninos.

A campanha intitulada “Os animais são nossos amigos”  «pretende ajudar a erradicar das nossas ruas um problema que tem vindo a agravar-se com o aumento do número de animais de estimação», esclarece Steven Sousa Piedade, o presidente da Junta de Freguesia, sublinhando que o flagelo pode ter consequências graves para a saúde pública.

A campanha de sensibilização ambiental é posta em prática através da distribuição de um panfleto à população que alerta para problemas como a contaminação de jardins e outros espaços públicos, utilizados sobretudo por crianças.

A autarquia explica que «a ocorrência de infeções e parasitoses são algumas das doenças associadas ao contacto com dejetos animais», sendo que a Junta, nesta campanha, explica como deve ser usado o saco de plástico próprio para a recolha dos mesmos, que deve ser depositado depois no devido contentor.

Além de pedir à população mais atenção na recolha dos dejetos, para manter freguesia limpa, a iniciativa sugere também a vacinação, o registo e a licença dos animais de estimação, «protegendo-os assim do risco de eventuais desaparecimentos e de conviverem com “companhias indesejáveis”», explica a Junta de Freguesia.
“A saúde pública é uma prioridade” e “Com o saco na mão, não há dejetos no chão”, são algumas das frases inscritas no panfleto que a autarquia está a fazer chegar a todas as habitações de Montenegro.

Steven Sousa Piedade realça ainda que, a par desta campanha, a Junta de Freguesia de Montenegro «está atenta a todos os eventuais focos de poluição que ponham em risco o meio ambiente e a saúde pública de forma a intervir atempadamente».

Comentários

pub