Folia do Carnaval percorre Algarve e Baixo Alentejo…e o difícil é escolher

Uma geringonça à moda louletana, que quer levar 100 mil pessoas à cidade, a “rainha” de Alte (por um dia) […]

Uma geringonça à moda louletana, que quer levar 100 mil pessoas à cidade, a “rainha” de Alte (por um dia) Maria Leal, a tradicional “Batalha das Flores”, em Moncarapacho, e, até, Ruth Marlene a desfilar em Odiáxere.

Estas são algumas das propostas para a folia carnavalesca que invadirá o Algarve, mas também o Baixo Alentejo, desde o fim de semana até à Terça-Feira Gorda, dia 28.

O corso louletano, que costuma ser o mais concorrido, terá Marcelo Rebelo de Sousa e Donald Trump como “convidados” dos 15 carros alegóricos, que vão percorrer a Avenida José da Costa Mealha, em Loulé, nos dias 25, 26 e 28, a partir das 15h00.

Ainda neste concelho, Quarteira também terá direito a folia. O “Carnaval da Flor” passará nas ruas daquela cidade das 15h00 às 17h30, com direito a “Enterro do Entrudo”, na Quarta-Feira de Cinzas, dia 1 de Março, às 21h00.

Já no concelho de Vila Real de Santo António, a festa, que tem como tema “o Mar”, vai fazer-se em dois pontos: na própria cidade e em Monte Gordo. No dia 26, às 15h00, a Avenida da República e a Praça Marquês de Pombal, em VRSA, receberão o desfile, enquanto em Monte Gordo a folia está agendada para a Terça-Feira de Carnaval, na Avenida Marginal, também às 15h00.

E nem vão faltar os bailes, por exemplo, no dia 25, já amanhã, no Centro Cultural António Aleixo, com o “Duo Reflexo,”, às 21h30, ou em Monte Gordo, com o mesmo grupo musical, no dia 27, às 22h00, com concurso de máscaras.

Ali perto, no concelho de Castro Marim, o Carnaval vai celebrar-se em tons europeus, uma vez que, em Altura, o tema será a adesão de Portugal à União Europeia. No sábado e domingo (dias 25 e 26), às 15h00, pela Rua da Alagoa, passarão 10 grupos de animação e nove carros alegóricos, que além da sátira, querem «fazer-nos refletir» sobre a adesão de Portugal à União Europeia.

Um dos Carnavais mais tradicionais do Algarve voltará a sair à rua em Moncarapacho. No corso, que diz ser o mais antigo da região, irão desfilar 15 carros alegóricos, com mais de 500 foliões. A estimativa é que a vila do concelho de Olhão receba 20 mil pessoas nos dois dias do evento: 26 e 28 de Fevereiro, a partir das 15h00.

Para este ano, há novidades: o desfile será «reforçado com uma bateria de samba, um grupo de bailarinas e um conjunto de andas», a que se juntam «melhorias no sistema de som», explica a União das Freguesias de Moncarapacho e Fuzeta.

A “Batalha das Flores” é umas das caraterísticas deste corso, uma vez que envolve a participação da população na confeção das flores e na construção dos carros alegóricos.

Por falar em Carnavais tradicionais, o da Bordeira, no interior do concelho de Faro, é, também, incluído neste lote. Além do desfile, marcado para domingo, dia 26, às 15h00, haverá também bailes, nos dias 25, 26 e 27, sempre às 21h30. No domingo e segunda-feira, até há direito a concurso de máscaras.

No concelho de Lagos, não faltam propostas de folia. Em Odiáxere, a taróloga Maya será a madrinha do Carnaval, no dia 28, a partir das 15h00, a que se juntará Ruth Marlene, a rainha do corso. À noite haverá, sempre, animação com bailes, como o de terça-feira, às 21h00, com Humberto Silva e Cláudio Rosário.

A folia vai passar, ainda, pelo Clube Artístico Lacobrigense e pelo Grupo dos Amigos do Chinicato, com a realização de bailes.

Em Sagres, haverá desfile, no dia 26, a partir das 15h00, pela Avenida Comandante Matoso, com direito a espetáculo musical com “Chico Barata”, em frente à sede do Clube Recreativo Infante de Sagres.

No concelho de Aljezur, o destaque vai para o Carnaval de Odeceixe, que terá um desfile no domingo, às 14h00, seguido de baile no Grupo Desportivo Odeceixense.

Ali perto, em Monchique, haverá um chá dançante de Carnaval, no restaurante Teresinha, a partir das 16h00.

Portimão também não faltou à chamada para a folia. Por exemplo, o Sporting Glória ou Morte Portimonense terá bailes de Carnaval nos dias nos dias 25, 26, 27 e 28, sempre às 21h00, na antiga Lota de Portimão.

No mesmo espaço, está agendado, para dia 27,  VI Festival Internacional de Percussão, com o concerto “Noite Músicas do Mundo – Afro Tribal Carnival Jam Session com Rhakatta”. Já o Clube União Portimonense irá organizar, no sábado, dia 25, um “assalto de Carnaval”, ao passo que, nos dias 27 e 28, pelas 21h30, haverá bailes.

A Sociedade Vencedora Portimonense, localizada no centro histórico de Portimão, irá ter folia nos dias 25, 27, 28, às 21h00, enquanto os bailes do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense se realizam nos dias 25, 26, 27 e 28 mas as 21h30.

O desfile infantil desta coletividade realiza-se na Terça-Feira de Carnaval, às 15h00. As inscrições estão abertas e podem ser feitas, através dos contactos telefónicos 282422 976, 967188290 ou 910418476.

A Sociedade Recreativa Figueirense apresenta, nos dias 26 e 28, às 15h30, um desfile carnavalesco organizado pela Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande. Já o Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense celebra o Entrudo com bailes matiné, nos dias 26 e 27, às 16h00.

O Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha vai celebrar o Carnaval com a alegria e a boa disposição, com bailes para os dias 25 e 27, às 21h30.

Todas estas iniciativas irão culminar com um grande desfile de encerramento, que está agendado para o dia 28, Terça-Feira Gorda, a partir das 14h30, com o concerto “Batuca no Carnaval”. protagonizado por associações do município. O percurso promete animar o centro da cidade de Portimão, passando pelo Largo da Mó, Alameda da Praça da República, Rua Direita, Largo 1º de Maio e Coreto, na zona ribeirinha.

Os festejos carnavalescos, em Tavira, também estarão muito focados nos bailes. De 25 a 28 de Fevereiro, às 21h30, o Mercado da Ribeira terá iniciativas destas, onde todos são convidados a irem mascarados.

No dia 25, sábado, o baile será animado pela “Orquestra Zeca Fradique New Portugal Band”. No dia seguinte, domingo, será a vez de Fábio Lagarto subir ao palco, seguindo-se a banda Trianima, no dia 27. A 28 de Fevereiro, a animação está a cargo dos «La Plante Mutante».

Quem, nos dias de Carnaval for a Armação de Pêra, vai deparar-se com um tema que, este ano, é central no corso… o “Cinema”. Os tradicionais cortejos de domingo e terça-feira começam às 15h00, junto ao Hotel Holiday Inn Algarve e vão percorrer toda a Avenida da Frente-Mar. A desfilar estarão, na previsão da Câmara de Silves, vinte carros alegóricos.

No final dos desfiles, haverá, também, um arraial na zona da lota de Armação, com “Cultugarve Band”, no domingo, e Xico Barata, na terça-feira, num recinto onde as entidades organizadoras desta edição irão ter barraquinhas de comes e bebes. E na Quarta-Feira de Cinzas, 1 de Março, haverá uma novidade: o enterro do entrudo.

Se num lado o tema é o cinema, no outro (em São Bartolomeu de Messines), será a “Animação” o pano de fundo para os festejos daquela localidade do concelho de Silves. Nos dias 26 e 28, haverá desfile de carros alegóricos, entre as 15h00 e as 18h00, e a 27 será o Carnaval noturno a sair à rua, às 21h00.

Na edição deste ano, prevê-se, segundo a autarquia silvense, «a participação de mais de uma dezena de grupos e de aproximadamente duas centenas e meia de figurantes».

Lagoa apresenta um dos cartazes com atividades em mais localidades do concelho para esta edição do Carnaval. No dia 26, às 15h00, será a Mexilhoeira da Carregação a ter um desfile, ao passo que, no dia 28, a folia vai transferir-se para junto ao Auditório Municipal, na cidade de Lagoa, também às 15h00. Também a 26 e 28 haverá festa em Carvoeiro, acabando com o “Enterro do Entrudo”, no dia 1, em Ferragudo, no Largo Rainha Dona Leonor, às 21h00.

Em São Brás de Alportel, a folia vai invadir a Avenida da Liberdade, no domingo, às 15h00, que este ano terá a participação de «cerca de 40 viaturas Citroen 2Cv, numa parceria com o Clube 2cv Algarve “Marafados”».

A autarquia apoia as associações participantes com dinheiro, o que pretende ser uma ajuda nas despesas com a concretização dos carros e trajes.

O domingo, dia 26, vai amanhecer com a marcha/corrida de Carnaval, a ter início na Escola EB 1 de Mesquita, às 9h30. À noite, a animação prosseguirá com um baile de Carnaval, a ter lugar no salão de festas da União Desportiva e Recreativa Sambrasense, às 20h00.

Na terça-feira, dia 28, será o salão dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel a ter um Chá Dançante especial de Carnaval, com início às 15h00. O artista Valter Reis vai desafiar os participantes a participar no Concurso de Máscaras, com as três melhores máscaras a habilitarem-se a prémios.

A geringonça não será, no Algarve, tema exclusivo de Loulé… uma vez que Paderne, em Albufeira, terá o mesmo tema para as celebrações. Nos dias 26, e 28, entre as 14h00 e as 18h00, esperam-se «centenas de foliões vestidos a rigor», com dezenas de carros alegóricos a percorrerem o interior da povoação.

Não faltarão, como é costume, os bailes de Carnaval, nos dias 25 e 27, das 20h00 às 3h00, e no dia 28, das 16h00 às 20h30, sempre com entrada livre, no Espaço Multiusos de Albufeira.

E Alcoutim também vai celebrar a quadra com um baile, no dia 27, a cargo de António Manuel, no Grupo Desportivo de Alcoutim.

Faro, apesar de não ter desfile, não deixará passar estas celebrações em branco. A Sociedade Recreativa Artística Farense, mais conhecida como “Os Artistas”, organiza, por exemplo, no sábado, dia 25, a partir das 22h30, um tributo a Leonard Cohen, David Bowie, Prince, George Michael, Alan Vega e Lemmy Kilmister, em que todos são encorajados a irem mascarados das personalidades que marcaram o ano de 2016.

Foto: Martyna Mazurek

Também no sábado, entre as 15h00 e as 18h00, n’Os Artistas, o Carnaval Solidário da APATRIS 21 terá um baile, com concurso de máscaras e prémios, ao longo de uma matiné em que a música estará a cargo do DJ Tangerine. As receitas deste evento vão reverter a favor da associação APATRIS 21.

Mas não é só no Algarve que há propostas para brincar ao Carnaval. O Baixo Alentejo também aposta forte em desfiles, bailes e corsos.

Ourique, por exemplo, terá uma festa de Carnaval, amanhã, dia 25, das 23h00 às 6h00, no antigo quartel dos Bombeiros daquela cidade, com o DJ JPM.

Em Mértola, a festa carnavalesca terá Ruben Baião como animador da tenda multiusos, a partir das 23h00, de sábado, dia 25.

São Luís e a Zambujeira do Mar serão o palco das festividades no concelho de Odemira. Nos dias 26 e 28, às 15h00, as duas localidades vão acolher mais um desfile de carros alegóricos. Os bailes também não faltarão: em São Luís, a 25 e 27, há festa, a partir das 21h30, na Sociedade Recreativa e Musical Sanluizense.

Já na aldeia de Zambujeira do Mar, haverá baile, no dia 27, às 21h30, na Associação Cultural Recreativa Desportiva Zambujeirense.

As celebrações não ficam completas sem Almodôvar, que até terá Merche Romero como rainha do Carnaval. A apresentadora de televisão vai participar no desfile carnavalesco nesta vila alentejana, marcado para 28 de Fevereiro, às 15h00, com partida da Praça da República. Estão já inscritos no corso mais de mil foliões, pelo que este promete ser um dos mais animados Carnavais do Baixo Alentejo.

O Município de Almodôvar atribuirá, à semelhança das edições anteriores, prémios de participação a todos os grupos, desde que o júri considere que houve algum cuidado na sua apresentação: 250 euros para grupos de chão e 350 euros para grupos em carro alegórico.

E parece que não haverá mesmo desculpas para não ir divertir-se num (ou em alguns) destes Carnavais, já que, segundo as previsões meteorológicas, não irá chover.

Comentários

pub