Exposição revela como é a “Vida no Sapal de Castro Marim e VRSA”

A exposição “Vida no Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António”, que tem 80 fotos de Agostinho […]

A exposição “Vida no Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António”, que tem 80 fotos de Agostinho Gomes sobre a vida nesta reserva natural, foi inaugurada ontem, dia 2 de Fevereiro, na Casa do Sal, em Castro Marim.

A “Vida no Sapal” é «uma exposição inédita de uma reserva com o maior número de espécies de aves do país, resultado de muitas horas e dias de espera e observação», revela a autarquia castromarinense.

Esta mostra é, também, uma «ação de sensibilização para a biodiversidade e necessidade de proteção das espécies existentes nesta área de importância internacional, cujo objetivo é “conhecer para proteger”, na lógica do “pensar global, agir local”», acrescenta.

Francisco Amaral, presidente da Câmara de Castro Marim, a vice-presidente da mesma autarquia Filomena Sintra, Rosa Madeira, da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA, e Luís Rodrigues, da Cooperativa Terras de Sal, estiveram presentes na apresentação.

«Preservar é uma obrigação de todos. Mais do que educar as crianças há que educar os adultos a sentirem o espaço e o meio ambiente como sua casa. A beleza e diversidade destas espécies ainda persiste, à conta dos guardiões na natureza. Quantos de nós, que aqui vivemos, já desligamos o nosso telemóvel e fomos simplesmente sentir aquela paz?», disse Filomena Sintra.

«O ambiente é um todo. A nossa sensibilidade ambiental está em todos os nossos atos. Na forma como depositamos resíduos, separamos lixos ou respeitamos a água tratada que nos chega às torneiras» acrescentou.

Para assinalar esta ação e estimular a aumento o número de visitantes, «foram oferecidos rouxinóis de água para quem trouxesse, no mínimo, 10 pessoas para observar, sentir e contemplar a riqueza do espaço natural», conta a Câmara de Castro Marim.

No âmbito desta exposição, a autarquia pretende realizar também outras iniciativas, como passeios pela reserva e fotográficos, encontros de música e poesia e ainda dias de observação, guiados pelo fotógrafo Agostinho Gomes, com o lema “Ornitólogo por um dia”.

A Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e VRSA está integrada na Rede Nacional de Áreas Protegidas, que no seu conjunto integram o território de abrangência da marca Natural.pt, propriedade do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Nesta também se desenvolvem atividades humanas relacionadas com a presença da água, «sendo a salicultura a principal atividade económica desta zona húmida».

A exposição, que surge no âmbito do Dia Mundial das Zonas Húmidas e do programa de educação ambiental da Bandeira Azul 2017, está patente até dia 3 de Março, estando aberta todos os dias, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Comentários

pub