Empreendedores algarvios têm até domingo para candidatar ideia de negócio ao “Elevador Pitch”

O apoio a potenciais ou atuais empreendedores no lançamento dos seus projetos, dando ferramentas de suporte para tal, como, por […]

O apoio a potenciais ou atuais empreendedores no lançamento dos seus projetos, dando ferramentas de suporte para tal, como, por exemplo, um bootcamp, é o principal objetivo do concurso Elevator Pitch, da Comissão Europeia, ao qual todos os empreendedores algarvios podem concorrer até domingo, dia 26 de Fevereiro.

A iniciativa, que foi apresentada esta segunda-feira, dia 21, a apenas cinco dias do fim do prazo, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em Faro, terá uma grande componente de suporte para os 24 projetos a ser selecionados.

José Damião, coordenador da Bolsa do Empreendedorismo, onde se insere o Elevator Pitch, explicou ao Sul Informação que, no fim-de-semana de bootcamp, de 11 e 12 de Março, em Lisboa, o objetivo é «trabalhar a ideia de negócio, com a ajuda de especialistas e ferramentas», para chegar ao último dia com «um plano de negócios feito».

Depois, de 25 a 26 de Março, surge outro momento de acompanhamento aos projetos selecionados, que podem ser de todo o país, mas, agora, com o intuito de «trabalhar as várias áreas do plano que já foi feito», como o mercado, o financiamento ou as estratégias. Há, ainda, de 13 a 17 de Abril, sessões individuais de coaching.

Ora, e para os empreendedores algarvios verem o seu projeto ser um dos selecionados, têm de ter em conta os principais critérios a ser utilizados na filtragem das ideias: a qualidade da ideia, da inovação e da equipa.

José Damião

A juntar a isto, todas as ideias a eleger têm de estar relacionados, de alguma forma, com as áreas temáticas eleitas pela União Europeia para o Horizonte 2020, como a saúde, a segurança alimentar, a investigação marinha e marítima e bioeconomia, ou os transportes inteligentes, ecológicos e integrados.

O facto de as sessões de acompanhamento dos projetos selecionados se realizarem em Lisboa pode ser um entrave para os empreendedores algarvios. «Temos sempre esse problema. Este ano já conseguimos que seja ao fim-de-semana, para não colidir com outros projetos, o que já é uma evolução», disse José Damião ao Sul Informação.

Ainda assim, basta apenas um elemento das equipas (que têm de ter entre duas a cinco pessoas) comparecer a estas iniciativas fora do Algarve.

O sempre apetecido prémio, no final deste concurso, divide-se entre 5 mil euros na categoria “projeto nascente” e outros 5 mil para “projeto consolidado”. Além destes, há outros benefícios, como o suporte pós-Elevator Pitch. Os vencedores vão ser conhecidos a 9 de Maio, Dia da Europa, no evento Bolsa do Empreendedorismo, a realizar na Fundação Champalimaud em Lisboa.

Presente na apresentação do “Elevator Pitch”, Francisco Serra, presidente da CCDR Algarve, considerou que «promover o empreendedorismo e todos os seus mecanismos é uma tarefa de todos os dias».

Francisco Serra, presidente da CCDR Algarve

Também o projeto Ideias em Caixa, promovido pelo CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve, se deu a conhecer nesta iniciativa, assim como o Erasmus para Jovens Empreendedores, da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).

Este, apesar do nome, é destinado a qualquer “jovem” no que toca à experiência no mundo dos negócios, dando a possibilidade de passar entre a um a seis meses a adquirir conhecimentos junto de empreendedores experientes noutro país.

Para concorrer ao Elevator Pitch, basta candidatar-se aqui.

 

Veja mais fotos desta sessão:

Fotos: Pedro Lemos | Sul Informação

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