Em São Brás de Alportel, também há Orçamento Participativo nas escolas

Os alunos do 3º ciclo e do secundário das escolas de São Brás de Alportel vão decidir o destino a […]

Os alunos do 3º ciclo e do secundário das escolas de São Brás de Alportel vão decidir o destino a dar a uma verba de 500 euros, a aplicar nos seus estabelecimentos de ensino, no âmbito do programa «Orçamento Participativo das Escolas», que foi apresentado publicamente esta segunda-feira, dia 30 de Janeiro, numa sessão que teve lugar na Escola Secundária José Belchior Viegas.

Este programa, lançado pela Câmara de São Brás, visa «incentivar os mais novos a participar ativamente na gestão dos destinos da sua escola».

Os alunos têm até ao dia 24 de Fevereiro para apresentar as suas propostas de aplicação da verba atribuída pelo Ministério da Educação. Depois, terão cerca de duas semanas para debater e analisar as propostas que vão a votação no dia 24 de Março. A ideia vencedora deverá ser implementada durante este ano.

«Esta iniciativa visa estimular a participação cívica dos estudantes, que devem assumir um papel ativo numa sociedade democrática e livre, com direito a partilhar opiniões e ideias em torno de um assunto do qual são os principais interessados. Participar nas decisões concede aos jovens alunos a oportunidade de se mobilizarem por um interesse comum, promovendo o espírito de cidadania e o respeito pela opinião do próximo», enquadrou a Câmara de São Brás de Alportel.

«As pessoas valorizam mais quando as envolvemos», acredita Nídia Amaro, diretora do Agrupamento de Escolas de São Brás de Alportel, o que a leva a considerar que esta experiência será «muito benéfica para os alunos».

São Brás de Alportel foi um dos primeiros municípios do país a instituir o Orçamento Participativo Municipal, em 2006, tendo mais tarde associado a este processo o Orçamento Participativo de Crianças e Jovens.

«É uma forma de responsabilizar os cidadãos e devemos tentar que os jovens percebam que a sua participação é importante e positiva mediante resultados práticos», frisou o presidente da Câmara de São Brás de Alportel Vítor Guerreiro.

Comentários

pub