Chuva e vento fortes voltam este domingo ao Algarve depois de ontem terem causado estragos

Chuva muito intensa, trovoada e a possibilidade de fenómenos extremos de vento. É com este cenário que os algarvios, principalmente […]

Rio Gilão quase a transbordar, em Tavira – foto de Cecília Vieira

Chuva muito intensa, trovoada e a possibilidade de fenómenos extremos de vento. É com este cenário que os algarvios, principalmente os do Sotavento, devem contar este domingo, a partir do meio da tarde, e até à madrugada de amanhã, segunda-feira, o que levou o IPMA a lançar um aviso laranja para a região, devido à precipitação, e outro amarelo, devido ao vento.

O aviso laranja por causas dos «períodos de chuva, por vezes forte e persistente» e condições para ocorrência de trovoadas, no Sotavento, está ativo a partir das 14h59 até às 00h00. A partir daqui, e durante a madrugada de amanhã, dia 13 de Fevereiro, mantém-se um aviso amarelo devido à precipitação, no Algarve. O aviso amarelo devido ao vento está ativo desde as 11h59 e dura até à meia-noite.

Ou seja, a população deverá adoptar os cuidados necessários, ficando, se possível, em suas casas. Também é de evitar estar próximo de zonas propensas a cheias rápidas, como ribeiras.

Esta será uma segunda vaga de mau tempo a assolar a região, depois do temporal que atingiu o Algarve e fez estragos em diversos concelhos do Sotavento, este ao início da noite de sábado. Como o Sul Informação avançou ontem, a chuva forte e granizo causaram inundações em Vila Real de Santo António, Monte Gordo e Tavira.

 

Comentários

pub