Barmen do Algarve disputam título regional inspirados pela laranja de Silves

O melhor barman e o melhor cocktail algarvios de 2017 vão ser eleitos no Concurso Regional de Cocktails do Algarve, […]

O melhor barman e o melhor cocktail algarvios de 2017 vão ser eleitos no Concurso Regional de Cocktails do Algarve, que este ano se realiza no sábado, dia 18 de Fevereiro, durante a 1ª Mostra “Silves Capital da Laranja”, que decorre de 17 a 19 de Fevereiro, na Fissul.

Ao longo do dia, profissionais de toda a região vão disputar o título de campeão regional nas duas vertentes de bar. Nesta prova, também serão apurados os oito barmen em cada categoria que estarão presentes no Estoril, em Março, para lutar pelo título nacional. Caso ganhem, representarão Portugal na Dinamarca, país onde decorrerá o Campeonato do Mundo.

«Os participantes apresentarão as suas provas em duas modalidades: Clássica – sparkling (na qual os concorrentes terão obrigatoriamente de usar um espumante nas suas criações) e flairtanding (em que os profissionais manipulam vários utensílios, como shakers e outros, de modo a atrair a atenção dos clientes, quase que executando movimentos de dança ou ginástica; neste caso, os concorrentes poderão escolher a técnica com que se sentirem mais à vontade», descreveu a Câmara de Silves.

Além de uma componente de competição, o concurso também tem uma vertente didática, já que durante a manhã os participantes vão poder participar em dois workshops, um sobre o tema «Novas Tendências de Bar», com um enfoque especial na laranja, ministrado por Luca Ciapponi, e «Águas de Castelo», dado pelo formador Nuno Colaço e onde o uso de citrinos será focado.

A partir das 14h30, o público presente no “Silves Capital da Laranja” assistir à criação dos cocktails no palco secundário do evento. As provas terminarão às 19h00 e a entrega dos Prémios Silves Capital da Laranja a todos os participantes terá lugar às 20h30.

«Esta é mais uma forma de promovermos a nossa laranja, pois todos estes profissionais da hotelaria e restauração trabalharão com ela e serão embaixadores da sua qualidade junto dos seus clientes e de outros colegas, nomeadamente em concursos externos», considerou a presidente da Câmara de Silves Rosa Palma, que estará presente na cerimónia de entrega de prémios.

«Gostaria muito de poder provar um cocktail que se chamasse “Silves Capital da Laranja”, um cocktail que mostrasse inequivocamente o perfume e a doçura da laranja que aqui se produz», confessou a edil silvense.

O Concurso Regional de Cocktails do Algarve é organizado pela Associação de Barmen do Algarve e conta com o apoio da Câmara Municipal de Silves, e é aberta a todos os profissionais da região.

Comentários

pub