André Greipel ganha 4ª etapa em Tavira após sprint emocionante decidido pelo photo finish

O final da 4ª etapa da Volta ao Algarve, em Tavira, foi hoje marcado por um espetacular sprint, com Greipel […]

O final da 4ª etapa da Volta ao Algarve, em Tavira, foi hoje marcado por um espetacular sprint, com Greipel e Degenkolb a lutar ao milímetro. O photo finish, a que foi preciso recorrer, acabou por ditar a vitória de André Greipel (Lotto Soudal) nesta tirada, que ligou Almodôvar a Tavira, na distância de 203,4 quilómetros.

André Greipel lançou o sprint mais cedo e quase foi surpreendido pela inclinação dos últimos 50 metros, tendo de sofrer para resistir à aproximação de John Degenkolb.

Mas Greipel, campeão da Alemanha de fundo, foi o mais rápido no final dos 203,4 quilómetros entre Almodôvar e Tavira, ao gastar 4:57.51 horas, batendo por milímetros o compatriota John Degenkolb (Trek-Segafredo) e o holandês Dylan Groenewegen (Lotto NL-Jumbo).

Greipel conseguiu a segunda vitória pessoal em Tavira – a outra foi em 2011 – e prolongou o domínio germânico na cidade do Gilão: nas últimas cinco vezes que uma etapa da Volta ao Algarve terminou em Tavira ganharam alemães.

Como se esperava, a etapa deste sábado não teve consequências em termos de geral individual. O esloveno Primoz Roglic (Team Lotto NL-Jumbo) segurou a Camisola Amarela Turismo do Algarve.

É perseguido de perto pelo polaco Michal Kwiatkowski (Team Sky), a 22 segundos, e pelo espanhol Jonathan Castroviejo (Movistar Team), a 36 segundos.

A etapa foi marcada por uma longa fuga que integrou vários ciclistas e que, a dois quilómetros da meta, era ainda composta por Yan Mullen (Cannondale Drapac), Taco van der Hoorn (Roompot-Nederlandse Loterij), Dion Smith (Wanty-Groupe Gobert), mas o grupo de fugitivos acabou por ser apanhado pelo pelotão.

Na classificação geral, Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira) continua a ser o melhor ciclista de uma equipa algarvia e até se manteve no top10.

Na etapa, o melhor ciclista português e das equipas portuguesas foi Luís Mendonça, do Louletano/Hospital de Loulé/Fibralgarve, que terminou a tirada na 17ª posição.

“Controlámos a etapa desde o início e foi bastante duro para toda a equipa. Iremos fazer o mesmo amanhã. É possível vencer a Volta ao Algarve no Malhão. Haverá seguramente muitos ataques, mas estaremos preparados. O Kwiatkowski é o adversário mais perigoso, até porque é quem me ameaça mais na geral. Fisicamente sinto-bem e estou ansioso por amanhã. Daremos o nosso melhor”, prometeu o camisola amarela Primoz Roglic.

Quando falta apenas uma etapa para terminar a Volta, num percurso de 179,2 quilómetros, entre Loulé e o Alto do Malhão, o camisola amarela Roglic tem agora 22 segundos de vantagem sobre o polaco Michal Kwiatkowski (Sky) e 36 sobre o espanhol Jonathan Castroviejo (Movistar).

As classificações secundárias também estão em aberto. André Greipel veste a Camisola Vermelha Cofidis, dos pontos, Daniel Martin (Quick-Step Floors) segue na frente da lista de trepadores, envergando a Camisola Azul Liberty Seguros, e Tiesj Benoot (Lotto Soudal) tem no corpo a Camisola Branca Sicasal, de melhor jovem. A Movistar Team comanda por equipas.

Na quinta e última etapa, a meta coincide com uma contagem de montanha de segunda categoria. Nos últimos 62 quilómetros, os corredores vão subir quatro montanhas, num percurso todo de sobe e desce, que inclui uma primeira passagem no Malhão, a 41,5 quilómetros do fim.

Com este traçado e com as diferenças entre candidatos já, de certa forma, significativas, as equipas que pretenderam dar a volta à classificação terão de atacar de longe, fomentando o espetáculo.

Classificações
4ª Etapa: Almodôvar – Tavira, 203,4 km
1.º André Greipel (Lotto Soudal), 4h57m51s (40,974 km/h)
2.º John Degenkolb (Trek-Segafredo), mt
3.º Dylan Groenewegen (Team Lotto NL-Jumbo), mt
4.º Arnaud Démare (FDJ), mt
5.º Jasper Stuyven (Trek-Segafredo), mt
6.º Andrea Pasqualon (Wanty-Groupe Gobert), mt
7.º Fernando Gaviria (Quick-Step Floors), mt
8.º Nacer Bouhanni (Cofidis), mt
9.º Michael Schwarzmann (Bora-hansgrohe), mt
10.º Edvald Boasson Hagen (Team Dimension Data), mt

Geral
1.º Primoz Roglic (Team Lotto NL-Jumbo), 14h34m20s
2.º Michal Kwiatkowski (Team Sky), a 22s
3.º Jonathan Castroviejo (Movistar Team), a 36s
4.º Tony Gallopin (Lotto Soudal), a 55s
5.º Luis León Sánchez (Astana), a 59s
6.º Daniel Martin (Quick-Step Floors), a 1m31s
7.º Tony Martin (Team Katusha Alpecin), a 1m40s
8.º Tiesj Benoot (Lotto Soudal), a 1m49s
9.º Amaro Antunes (W52-FC Porto), a 1m54s
10.º Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), a 1m56sVencedores em Tavira nos últimos 20 anos
2016 – Marcel Kittel (Etixx-QuickStep)
2013 – Tony Martin (Omega Pharma-QuickStep)
2012 – Gerald Ciolek (Omega Pharma-QuickStep)
2011 – André Greipel (Omega Pharma-Lotto)
2010 – Sebastien Rosseler (RadioShack)
2009 – Alberto Contador (Astana)
2008 – Stijn Devolder (QuickStep-Innergetic)
2007 – Bernhard Eisel (T-Mobile)
2006 – Marco Zanotti (Unibet.com)
2005 – Bernhard Eisel (Française des Jeux)
2004 – Lance Armstrong (US Postal Service)
2003 – Ángel Edo (Milaneza-MSS)
2002 – Thorsten Wilhelms (Team Coast)
2001 – Endrio Leoni (Alessio)
2000 – Ángel Edo (Milaneza-Maia)
1999 – Cândido Barbosa (Banesto)
1998 – Manuel Liberato (Troiamarisco)
1998 – Tomáš Konecný (ZVVZ-Giant-AIS)
1996 – Manuel Liberato (Troiamarisco)Em atualização

Comentários

pub