Alunos de nove escolas algarvias querem ser “Heróis da Fruta”

Alunos da Escola EB1 e Jardim de Infância da Correeira, em Albufeira, da Escola Básica da Guia, do Colégio Nossa […]

Alunos da Escola EB1 e Jardim de Infância da Correeira, em Albufeira, da Escola Básica da Guia, do Colégio Nossa Senhora do Alto, em Faro, da Escola Básica de Estômbar, da Nobel International School Algarve, em Lagoa, do Jardim de Infância Nova Terra, em Loulé, do Jardim de Infância de Tunes, da EB1 de Vila do Bispo e da Escola EB2,3 de Monte Gordo querem ser eleitos “Heróis da Fruta” e, para tal, criaram músicas para «incentivar os adultos a comer de forma saudável».

Este projeto, cujo nome completo é “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, tem como objetivo levar as crianças a partilharem, através de canções originais – os “Hinos da Fruta” -, as lições que aprenderam sobre hábitos de alimentação saudável.

Mário Silva, presidente da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) e mentor do projeto, diz que «cada voto em qualquer hino da fruta reverte como donativo para a “Missão 1 Quilo de Ajuda”, um fundo social que permite à APCOI distribuir gratuitamente cabazes semanais nas escolas para apoiar a inclusão de fruta no lanche escolar dos alunos mais carenciados do país».

O presidente desta associação acrescentou ainda que «todas as pessoas que votarem nos hinos da fruta ficarão também habilitadas a ganhar fantásticos prémios. São mais de mil experiências à escolha para parques aquáticos, zoológicos, museus, aquários, centros de ciência viva e parques de diversões. Além disso, há um super prémio: uma viagem de sonho aos Açores».

“Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” é, no entender da organização, o «maior programa gratuito de educação para a saúde de âmbito nacional, com uma das maiores taxas de sucesso de sempre em educação alimentar infantil em Portugal. Está comprovado que a aplicação do modelo pedagógico do projeto aumenta, em pelo menos 42%, o consumo de fruta diário das crianças que nele participam».

A votação pode ser feita, até dia 10 de Março, aqui, sendo que serão apurados 80 hinos finalistas: os 3 mais votados, bem como o mais partilhado de cada distrito ou região autónoma.

Neste ano letivo 2016/2017, participam no projeto 53.399 alunos, de 2665 turmas, de 900 jardins de infância e escolas básicas do 1º ciclo de todos os distritos do país, incluindo as regiões autónomas Madeira e dos Açores.

Comentários

pub