“Algarvio” Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira) vence 1ª etapa da Volta ao Alentejo

O italiano Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira) venceu esta quarta-feira a primeira etapa da Volta ao Alentejo, disputada entre Portalegre e Castelo […]

O italiano Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira) venceu esta quarta-feira a primeira etapa da Volta ao Alentejo, disputada entre Portalegre e Castelo de Vide, sendo por isso o primeiro camisola amarela da 35ª edição da Alentejana.

O italiano de 39 anos, mais forte a entrar na curva de aproximação à reta da meta, surgiu ligeiramente isolado e lançou-se para uma vitória inequívoca na etapa inaugural.

No empedrado do centro da vila medieval de Castelo de Vide, a concluir a etapa mais montanhosa desta edição, Nocentino bateu o espanhol Eduard Prades (Caja Rura-RGA) e Carlos Barbero (Movistar).

Há mais de cinco anos sem vencer uma etapa, o corredor do Sporting/Tavira foi muito festejado, com os abraços do diretor desportivo Vidal Fitas e dos colegas de equipa.

“Tenho uma equipa muito forte e o que nos assenta melhor são as etapas com montanha. Sabia que havia muitos corredores fortes no sprint como Barbero e Prades e optei por não arriscar muito, mas a 150 metros da meta decidi atacar e foi o momento exato!”, disse Nocentini. “Esta vitória foi muito importante, porque faço 40 anos em Setembro e não estava fácil”. acrescentou.

Mas esta primeira tirada da Volta ao Alentejo também correu bem a outro “algarvio” de adoção, o espanhol David de la Fuente, do Louletano-Hospital de Loulé, que cortou a meta em 4º lugar, com o mesmo tempo do vencedor.

Com as bonificações de chegada, o italiano do Sporting/Tavira tem, à partida para o segundo dia de prova, a vantagem de quatro segundos sobre Eduard Prades, enquanto Carlos Barbero, vencedor no Alentejo em 2014, está a seis segundos.

A somar ao símbolo maior da Alentejana, a Camisola Amarela Crédito Agrícola, Rinaldo Nocentini acumulou os pontos que lhe valeram também a Camisola Preta Kia.

O holandês Jasper de Laat (Metec-TKH Continental Cyclingteam) veste Branco RTP, símbolo da juventude.

Numa etapa, marcada pelo acidentado do percurso na passagem pelo Parque Natural da Serra de S. Mamede, com quatro Prémios de Montanha, o colombiano Aldemar Reyes (Manzana Postobón) acumulou pontos que o destacam na classificação da Camisola Castanha Delta Cafés, destinada ao melhor trepador.

Amanhã, quinta-feira, disputa-se a 2ª etapa, com 171,3 quilómetros, entre Monforte e Portel.

 

Classificação
1ª Etapa
Portalegre – Castelo de Vide, 158 km
1.º Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), 4h04m09s
2.º Eduard Prades (Caja Rural-Seguros RGA), mt
3.º Carlos Barbero (Movistar Team), mt
4.º David de la Fuente (Louletano-Hospital de Loulé), mt
5.º Jan Tratnik (CCC Sprandi Polkowice), mt
6.º Edgar Pinto (LA Alumínios-Metalusa BlackJack), mt
7.º Jasper de Laat (Metec-TKH Mantel), mt
8.º Andrey Amador (Movistar Team), mt
9.º Jetse Bol (Manzana Postobón), mt
10.º Krister Hagen (Team Coop), mt

Geral Individual
1.º Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), 4h03m59s
2.º Eduard Prades (Caja Rural-Seguros RGA), a 4s
3.º Carlos Barbero (Movistar Team), a 6s
4.º David de la Fuente (Louletano-Hospital de Loulé), a 10s
5.º Jan Tratnik (CCC Sprandi Polkowice), mt
6.º Edgar Pinto (LA Alumínios-Metalusa BlackJack), mt
7.º Jasper de Laat (Metec-TKH Mantel), mt
8.º Andrey Amador (Movistar Team), mt
9.º Jetse Bol (Manzana Postobón), mt
10.º Krister Hagen (Team Coop), mt

 

Comentários

pub