Alcoutim dá 20 mil euros à Associação Cumeadas para promover floresta

A Câmara de Alcoutim estabeleceu um protocolo de colaboração com a Associação Cumeadas – Associação de Proprietários Florestais das Cumeadas […]

A Câmara de Alcoutim estabeleceu um protocolo de colaboração com a Associação Cumeadas – Associação de Proprietários Florestais das Cumeadas do Baixo Guadiana, que prevê a cedência de uma verba de 20 mil euros.

O protocolo de colaboração tem o objetivo de «garantir o desenvolvimento de ações no âmbito da conservação e valorização do património natural, endógeno, agrícola e florestal».

A autarquia alcouteneja diz que a deliberação «teve em conta um documento de igual teor, celebrado em Fevereiro de 2016, cujo resultado foi bastante positivo ao nível da proteção dos cidadãos e território, nomeadamente nas relações interinstitucionais com vista à promoção da floresta na região».

O apoio tem também o objetivo de «dinamizar o trabalho de equipa nas diversas áreas em que associação presta serviços, no sentido de melhorar e valorizar todas a comunidade rural, designadamente com o desenvolvimento de ações de sensibilização junto da população, assim como colaboração na organização de jornadas e eventos».

A Câmara acrescenta que se pretende ainda «apoiar o funcionamento ativo da equipa de Sapadores Florestais, cujas competências passam pelo desenvolvimento de ações de silvicultura preventiva, ações de vigilância de incêndios e apoio ao combate (primeira intervenção, ações de rescaldo e vigilância após rescaldo)».

Com sede na aldeia do Pereiro, a Cumeadas tem como área de intervenção todo o concelho de Alcoutim e duas freguesias do concelho de Castro Marim (Azinhal e Odeleite).

Comentários

pub