“365 Algarve” terá 22 eventos de música, dança e animação de património em Fevereiro

A estreia mundial do concerto a quatro mãos para piano, de Mário Laginha e Armando Mota, no âmbito do 1º […]

A estreia mundial do concerto a quatro mãos para piano, de Mário Laginha e Armando Mota, no âmbito do 1º Festival Internacional de Piano do Algarve, no dia 18 de Fevereiro, no Teatro Municipal de Portimão, o Ciclo Euterpe, em que Luís Manhita subirá ao palco do Lethes, em Faro, no dia 23, e o espetáculo de dança “Villa-Lobos em movimento”, que passará por Portimão e Lagos, a 4 e 18 de Fevereiro, respetivamente, são algumas das 22 propostas do “365 Algarve” para Fevereiro.

Destas 22, haverá «mais de 60 apresentações». No Ciclo Euterpe, por exemplo, que integra espetáculos de fado, jazz, canto lírico e world music, haverá concertos de “As Moçoilas”, no dia 16, seguindo-se João Hasselberg & Pedro Branco (a 17), Nuno da Câmara Pereira (no dia 18),  Anabela Ferreira (a 24) e Cantares de Évora (a 25).

De regresso também estão os “Concertos ao Entardecer”, que «recebem em palco o minimalismo musical do compositor português Tiago Sousa», e que prometem marcar o final da tarde de dia 3 de Fevereiro, com um concerto de piano revolucionário, no Hostel 1878, em Faro.

Richard Galliano, compositor, acordeonista e bandoneonista francês, que elevou o acordeão ao mais alto nível da música jazz, regressa a Portugal para um espetáculo no dia 11 de Fevereiro, no Auditório Municipal de Lagoa, acompanhado pela Algarve Camerata, onde apresentará algumas das suas composições de estilo clássico e contemporâneo, influenciadas por tangos e valsas.

Já a iniciativa “Be P-Art”, que quer contar as histórias dos castelos algarvios através de uma performance multidisciplinar, que envolve movimento, música e imagem numa interação teatral com o público, vai estrear-se no Castelo de Loulé, a dia 22 de Fevereiro, às 18h00.

“ALQUIMIA – Itinerâncias Culturais” é outra das novidades do cartaz e convida o público a redescobrir a região algarvia em quatro programas distintos de três dias cada, dedicados a cada um dos quatro elementos (água, ar, fogo e terra).

Esta iniciativa integra workshops, encontros, passeios, conversas e visitas guiadas que se interligam e complementam, desenrolando-se no Sotavento Algarvio.

O elemento ar é o primeiro do programa (25 a 27 de Fevereiro) e inclui um percurso interpretativo na paisagem protegida da Rocha da Pena, em Loulé, um workshop de arte na paisagem e um workshop de gastronomia, onde o vento Levante dará o mote para explorar as influências do Médio Oriente na culinária algarvia.

A programação completa do “365 Algarve” para Fevereiro pode ser consultada aqui.

Comentários

pub