Zooarqueólogos Ibéricos vão reunir-se na Universidade do Algarve

A Universidade do Algarve acolhe, entre os dias 26 e 29 de Abril, o Encontro de Zooarqueologia Ibérica 2017 (EZI2017) […]

A Universidade do Algarve acolhe, entre os dias 26 e 29 de Abril, o Encontro de Zooarqueologia Ibérica 2017 (EZI2017) e a 5ª Reunião Científica de Arqueomalacologia da Península Ibérica (5RCAPI), que terão lugar no auditório da Faculdade de Economia (edifício 9), Campus de Gambelas. As inscrições estão abertas até 15 de Março.

Este primeiro Encontro de Zooarqueologia Ibérica visa promover a divulgação, o debate e a transferência de conhecimento da zooarqueologia em contexto ibérico, bem como a criação de parcerias e redes de conhecimento entre os profissionais (e seus parceiros interdisciplinares) que trabalham em materiais arqueofaunísticos de Portugal e Espanha.

Já a Reunião Científica de Arqueomalacologia da Península Ibérica (RCAPI), realizada pela primeira vez em 2010, tem longa tradição na divulgação dos estudos zooarqueológicos de moluscos, equinodermes e crustáceos.

Nas suas várias edições, a RCAPI tem congregado investigadores procedentes de diversas disciplinas (pré-historiadores, historiadores, zooarqueólogos, arqueólogos, biólogos, etc.) demonstrando a sua iminente interdisciplinaridade.

Estes dois eventos trazem à Universidade do Algarve grande parte dos especialistas em zooarqueologia ibérica.

No programa preliminar, constam 76 apresentações orais e 45 pósteres, em temáticas variadas em volta dos animais em contexto arqueológico, desde a Pré-História à Época Moderna, entre as quais as dietas humanas, os contextos funerários, os estudos paleoambientais, o melhoramento de espécies, os processos tafonómicos e a etnozooarqueologia.

Organizados pelo Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património (CEAACP) , pelo Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB) da UAlg e pelo UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, estes encontros contam com várias parcerias e patrocínios, de entre os quais destacam-se o Campo Arqueológico de Mértola, a Câmara Municipal de Loulé, a Câmara Municipal de Faro, a Algarve Archaeological Association e a Direção Regional da Cultura do Algarve.

Contacto: [email protected]

Comentários

pub