UAlg: Abertas candidaturas para o «Prémio Internacional de Desenvolvimento Local»

Trabalhos de investigação e projetos bem-sucedidos de promoção e apoio ao desenvolvimento local e territorial podem habilitar-se a ganhar o […]

Trabalhos de investigação e projetos bem-sucedidos de promoção e apoio ao desenvolvimento local e territorial podem habilitar-se a ganhar o «Prémio Internacional de Desenvolvimento Local», cujo período de candidaturas decorre até 15 de Abril.

Este prémio visa «encorajar académicos, especialistas, jovens investigadores, instituições públicas, atores privados e empresas a reforçarem a atenção que dedicam às políticas de desenvolvimento territorial, aos instrumentos e processos de análise e a melhorarem a capacidade de diagnóstico, comparando-os em termos internacionais», segundo a Universidade do Algarve, que é um dos promotores do prémio, através do seu Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO), em conjunto com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e o Centro de Investigação sobre a Internacionalização das Economias Locais (CRIEL) da Universidade de Insubria (Itália).

Foi, de resto, nesta última instituição que nasceu a ideia de atribuir este galardão, que vai para a sua 4ª edição. A iniciativa partiu do professor Gioacchino Garofoli da Universidade de Insubria, «reputado economista regional e um dos grandes promotores do ressurgimento internacional dos estudos sobre os distritos industriais e sistemas produtivos locais na década de 1990».

«As candidaturas ao prémio estão divididas em quatro secções principais. Poderão concorrer: investigadores e/ou especialistas que tenham produzido um ensaio relevante publicado nos últimos três anos; jovens investigadores que tenham concluído e discutido a tese de doutoramento nos últimos três anos; territórios que se destaquem por ações inovadoras, essenciais para a sua transformação económica e social; e empresas, singulares ou associadas que conduzam o seu caminho numa lógica de responsabilidade territorial», precisou a universidade algarvia.

Informações completas sobre como submeter as candidaturas podem ser encontradas no site da iniciativa, ou solicitadas pelo email de Hugo Pinto, investigador responsável, [email protected].

A cerimónia de entrega do prémio será parte integrante da Conferência Internacional de Desenvolvimento Local, que se realizará em Maio, na Universidade do Algarve.

O «Prémio Internacional de Desenvolvimento Local» também conta com o apoio da CCDR Algarve, através do Programa Operacional CrescAlgarve 2020, da Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, da Unidade de Monitorização de Políticas Públicas, da Universidade de Évora, da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, do Município de Faro, entre outras entidades nacionais e internacionais.

Comentários

pub