Sprinters e contrarrelogistas reforçam pelotão da Volta ao Algarve

O sprinter John Degenkolb, da Trek-Segafredo, e o contrarrelogista Taylor Phinney, da Cannondale Drapac, que é campeão dos Estados Unidos da América […]

O sprinter John Degenkolb, da Trek-Segafredo, e o contrarrelogista Taylor Phinney, da Cannondale Drapac, que é campeão dos Estados Unidos da América nesta especialidade, são alguns dos nomes que «reforçam o pelotão» da 43ª Volta ao Algarve, que estará na estrada de 15 a 19 de Fevereiro.

Além destes corredores outras «figuras do ciclismo internacional» a marcar presença na Algarvia são Jasper Stuyven, que ganhou tanto a Kuurne-Bruxelas-Kuurne, em 2016, como a Volta ao Alentejo, em 2013, e Giacomo Nizzolo, atual campeão italiano de fundo. Ambos os ciclistas competem pela Trek-Segafredo.

«O português Rúben Guerreiro, após o bom desempenho no Tour Down Under, deverá ser a aposta desta equipa dos Estados Unidos da América para a classificação geral. Marco Coledan, Koen de Kort, Mads Pedersen e Gregory Rast completam as escolhas do diretor desportivo Dirk Demol», informa a Federação Portuguesa de Ciclismo.

A Cannondale Drapac, que é do mesmo país da Trek-Segafredo, trará à Volta ao Algarve, além de Taylor Phinney, outra das contratações mais sonantes para este ano: o belga Sep Vanmarcke, especialista em clássicas que tem no Algarve o arranque de época tradicional.

Já o vice-campeão holandês de fundo Wouter Wippert «será um dos nomes a ter em conta nas duas chegadas que se preveem ao sprint e o irlandês Ryan Muller tem qualidade para bater-se pelas posições cimeiras no contrarrelógio», considera a Federação Portuguesa de Ciclismo.

Alberto Bettiol, Sebastian Langeveld, Dylan Vanbaarle e Davide Villella completam o elenco da Cannondale Drapac para a 43ª Volta ao Algarve.

A equipa Manzana Postobón que é o «baluarte do ciclismo ético na América Latina», estreia-se, por sua vez, na Volta ao Algarve enquanto equipa Continental Profissional. O português Ricardo Vilela será o chefe-de-fila, sendo o colombiano Aldemar Reyes a esperança da equipa para a camisola da juventude, e o holandês Jetse Bol a aposta para as etapas planas.

O espanhol Antonio Piedra será outros dos corredores desta equipa que fica completa com quatro colombianos: Hernán Aguirre, Juan Molano, Hernando Bohórquez e Juan Osorio.

A Volta ao Algarve subiu, em 2017, à categoria 2.HC da União Ciclista Internacional, o patamar abaixo do WorldTour. No total a prova será disputada por 25 equipas, sendo que estarão presentes 12 dos 18 coletivos de primeira divisão existentes a nível mundial.

A corrida terá a transmissão em direto da última hora de cada uma das etapas para 55 países e 68 milhões de lares. Em Portugal, o direto poderá ser visto no Eurosport 2 e na TVI24.

 

Equipas presentes:

WorldTour: Astana (CAZ), Bora-hansgrohe (GER), Cannondale-Drapac (EUA), Dimension Data (RSA), FDJ (FRA), Katusha-Alpecin (SUI), Lotto NL-Jumbo (NED), Lotto Soudal (BEL), Movistar (ESP), Quick-Step Floors (BEL), Team Sky (GBR) e Trek-Segafredo (EUA).

Continental ProfissIonal: Caja Rural-Seguros RGA (ESP), Cofidis (FRA), Gazprom-RusVelo (RUS), Manzana Postobón (COL), Roompot-Nederlandse Loterij (NED) e Wanty-Groupe Gobert (BEL)

Continental: Efapel, LA Alumínios-Metalusa, Louletano-Hospital de Loulé, RP-Boavista, Sporting-Tavira e W52-FC Porto (POR), e Rally Cycling (EUA)

Percurso
15 de Fevereiro – 1ª Etapa: Albufeira – Lagos, 180,3 km
16 de Fevereiro – 2ª Etapa: Lagoa – Fóia (Monchique), 189,3 km
17 de Fevereiro – 3ª Etapa: Sagres – Sagres (C/R Individual), 18 km
18 de Fevereiro – 4ª Etapa: Almodôvar – Tavira, 203,4 km
19 de Fevereiro – 5ª Etapa: Loulé – Malhão, 179,2 km

Comentários

pub