São Brás de Alportel apoia dez instituições sociais com 13 mil euros

A Câmara de São Brás de Alportel vai destinar 13 mil euros ao apoio a dez instituições de cariz social […]

A Câmara de São Brás de Alportel vai destinar 13 mil euros ao apoio a dez instituições de cariz social que intervêm no território do concelho, em 2017.

A autarquia são-brasense quer, desta forma, «apoiar o nobre trabalho desenvolvido por instituições de cariz social que auxiliam a população do município», parte das quais garantem «respostas que são inexistentes no território concelhio».

Assim, entre as entidades subsidiadas estão instituições do concelho, mas também outras de cariz regional.
A verba mais avultada será destinada ao CCD – Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e Junta de Freguesia, que receberá 3200 euros para aquisição de um andarilho, no âmbito de uma parceria de apoio a uma menina com dificuldades na sua mobilidade».

Também o «apoio extraordinário» de 1200 euros dado à Santa Casa da Misericórdia tem um destino específico, a aquisição de uma cama articulada, «equipamento muito importante para as valências de apoio sénior daquela instituição».

O núcleo da Cáritas de São Brás de Alportel receberá, por seu lado, mil euros, para «aquisição de alimentos, para que esta entidade possa continuar a apoiar a Plataforma Local de Ajuda alimentar coordenada pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia, que reforça o seu trabalho com a distribuição de Cabazes da Consoada».

Também serão apoiadas as Instituições Particulares de Solidariedade Socail (IPSS) Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC), Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL), Associação EXISTIR, Instituição de Solidariedade Social da Serra do Caldeirão, Banco Alimentar do Algarve, Centro de Bem-Estar Social Nossa Senhora de Fátima e ao Refúgio Aboim Ascensão.

Neste caso, as verbas a atribuir visam «reconhecer o meritório trabalho desenvolvido por estas entidades na promoção da inclusão social de pessoas com necessidades especiais, na preciosa oferta de apoio domiciliário à população idosa que vive isolada no território serrano, na procura de soluções ao nível da emergência infantil e na angariação de produtos alimentares para entregar às famílias mais carenciadas do concelho».

Esta é, segundo a Câmara de São Brás de Alportel, apenas uma das dimensões do apoio dado pela autarquia às IPSS, que «atribui todo um conjunto de outros apoios a estas e outras entidades, procurando apoiar a continuidade dos seus projetos de cariz social que auxiliam a população local com respostas adequadas às suas necessidades, gesto que representa um enorme esforço para garantir maior bem-estar, conforto e dignidade aos são-brasenses».

Comentários

pub