Projeto «um animal, um amigo» tratou 200 gatos e cães em Ferragudo

O projeto «um animal, um amigo», em Ferragudo, tratou mais de duas centenas de animais em 2016, quer com um controlo […]

O projeto «um animal, um amigo», em Ferragudo, tratou mais de duas centenas de animais em 2016, quer com um controlo populacional das colónias de gatos abandonados através da sua esterilização, quer tratando «vários cães», encontrando também famílias de acolhimento para ambas as espécies.

O objetivo principal deste projeto é mesmo, segundo a Junta de Freguesia de Ferragudo, «o da adoção». Em 2016, um dos propósitos também foi o da «esterilização e controlo da colónias de gatos, pois só assim a médio prazo os restantes objetivos são concretizáveis».

Estas colónias «necessitam cada vez mais de espaços limpos e com a comida adequada», pelo que a autarquia de Ferragudo promoveu, ainda, a construção de um abrigo protótipo, onde se deposita a alimentação, «simulando uma casa típica algarvia, construído pelos Escuteiros Marítimos do Agrupamento 413 e que se encontra a ser testado junto dos seus armazéns». Estes escuteiros são, aliás, colaboradores deste projeto.

Para 2017, a Junta de Freguesia de Ferragudo diz não ser possível manter o apoio financeiro, que, em 2016, foi de 5000 euros em esterilizações, apelando «a que se encontrem outras formas de financiamento privado para que o controlo continue a ser efetuado».

Esta autarquia refere, ainda, que são necessários «voluntários para assegurar a manutenção da alimentação às colónias e cães abandonados». Assim, já está a ser feita uma ação de sensibilização à população através da distribuição de folhetos que informam os cuidados a ter com os animais, assim como acerca dos objetivos do projeto.

Para os particulares que tenham dificuldade em esterilizar os seus animais, já é possível proceder à sua sinalização junto da «Cat Charity», parceira deste projeto, «que encontrará caso a caso a melhor forma de a efetuar com os menores custos para os interessados».

Para mais informações sobre este programa, os interessados poderão contactar os serviços da freguesia de Ferragudo e a «Cat Charity» que possui uma loja na freguesia, para recolher ainda mais fundos para o apoio à causa animal.

Comentários

pub