Orçamento Participativo de Albufeira para 2018 foi aprovado e terá verba recorde

O Orçamento Participativo (OP) de Albufeira para 2018 foi aprovado no passado dia 17 de Janeiro, sendo que contará com […]

O Orçamento Participativo (OP) de Albufeira para 2018 foi aprovado no passado dia 17 de Janeiro, sendo que contará com uma verba de 250 mil euros, superior à registada nas 3 edições passadas, a ser aplicada «em projetos nas áreas da acessibilidade e mobilidade».

As sessões de participação pública para recolha de propostas vão percorrer todas as freguesias do concelho de 13 a 24 de Março.

O objetivo deste OP é promover a «qualidade dos espaços, edifícios e serviços, bem como a segurança, conforto e autonomia dos seus utilizadores e facilitar o acesso à informação, no quadro de uma sociedade mais justa e inclusiva», sublinhou Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira, na proposta que levou a aprovação do Executivo.

Ora, quanto ao montante financeiro, o facto de ter vindo sempre a subir (60 mil euros em 2015, 100 mil em 2016, 150 mil para 2017 e agora 250 mil) permite uma «maior exequibilidade das ideias apresentadas, bem como a distribuição da verba por mais do que um projeto vencedor», refere a autarquia albufeirense.

Fazendo um balanço das anteriores edições deste Orçamento Participativo, Carlos Silva e Sousa diz que «constituem um exemplo de aprendizagem conjunta entre eleitores e eleitos, caracterizando-se pela promoção de uma cidadania ativa, responsável e integradora».

Relativamente aos projetos já aprovados, em Dezembro foi, por exemplo, inaugurado o Centro de Bem Estar Animal, que venceu o Orçamento Participativo em 2015.

Quanto às iniciativas que foram escolhidas para 2016, estão a decorrer os «processos e procedimentos concursais com vista à execução da obra de reabilitação da zona de recreio da Escola Básica nº1 de Albufeira e da obra de requalificação do Polidesportivo da Guia», explica a Câmara de Albufeira.

Os projetos vencedores no âmbito do Orçamento Participativo têm um prazo de execução de dois anos.

Comentários

pub