Mais de duzentas crianças ajudam a arrancar chorão das dunas de Alvor

Perto de 260 alunos do Agrupamento de Escolas da Bemposta participam, a 2 de Fevereiro, Dia Mundial das Zonas Húmidas, […]

Perto de 260 alunos do Agrupamento de Escolas da Bemposta participam, a 2 de Fevereiro, Dia Mundial das Zonas Húmidas, numa mega ação de remoção do “chorão-das-praias”, uma espécie exótica e infestante, do sistema dunar da Ria de Alvor, por forma a preservar esta zona húmida de valor internacional.

Este desafio, lançado pelo Município de Portimão, no âmbito das comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas e em articulação com o programa Eco-Escolas da Escola Básica e Secundária da Bemposta, pretende sensibilizar para os efeitos das espécies exóticas sobre a diversidade biológica nativa e promover os valores e funções das zonas húmidas.

O “Chorão-das-Praias” (Carpobrotus edulis) é uma planta não indígena (exótica), com origem na África do Sul, que não ocorre naturalmente no território português, tendo sido introduzida em Portugal para fins ornamentais e mais tarde cultivada para fixar taludes e dunas.

A sua impressionante capacidade de propagação e vigoroso crescimento vegetativo facilitou a rápida colonização e ocupação de vastas áreas, formando, nalguns locais, tapetes contínuos que impedem o desenvolvimento e a sobrevivência da vegetação nativa.

Por isso, é considerada de acordo com o Decreto- Lei nº 565/99, de 21 de Dezembro, que regula a introdução de espécies não indígenas da flora e fauna, uma espécie invasora. A proliferação deste tipo de espécies é considerada a segunda causa mais importante de perda de biodiversidade.

No sistema dunar de Alvor, «há várias dezenas de manchas de dimensão variável, que ainda podem ser removidas e controladas manualmente, antes de colocarem em causa a sobrevivência da flora típica destes habitats», salienta a Câmara de Portimão.

 

A Ria de Alvor é considerada a terceira zona húmida mais importante do Algarve e foi designada, em 1996, pelo Governo Português, sítio RAMSAR, no âmbito da Convenção das Zonas Húmidas, fazendo parte do grupo de 31 zonas húmidas existentes no País, quatro das quais na região do Algarve (Ria de Alvor, Ria Formosa, Sapais de Castro Marim e Vila Real de Santo António e a ribeira do Vascão).

Uma vez que, no dia 2, não será possível remover todas as manchas de “Chorão-das-Praias”, no sábado, dia 18 de Fevereiro, é lançado o desafio a toda a população, para participar também nesta iniciativa de preservação do sistema dunar de Alvor.

Os interessados poderão juntar-se ao Agrupamento de Escuteiros de Alvor e de Portimão, bem como à Escola de Cadetes e Infantes dos Bombeiros, quejá confirmaram a sua participação na ação, que irá decorrer entre as 9h30 e as 12h30, tendo como ponto de encontro o Complexo Desportivo de Alvor.

Esta ação conta ainda com a colaboração da EMARP, SUMA, Algar e Juntas de Freguesia da Mexilhoeira Grande e Alvor.

Comentários

pub