Loulé vai investir perto de 10 milhões de euros no setor da educação em 2017

Loulé vai destinar cerca 9% do seu Orçamento Municipal, que ascende a 104 milhões de euros, para o setor da […]

Loulé vai destinar cerca 9% do seu Orçamento Municipal, que ascende a 104 milhões de euros, para o setor da educação. Além da oferta de manuais e fichas de trabalho aos alunos do 1º e 2º ciclo, há dinheiro para requalificação do parque escolar e «algumas novidades que pretendem dar um maior apoio aos alunos e às suas famílias, a docentes, órgãos diretivos e funcionários das escolas», segundo a Câmara louletana.

Boa parte dos cerca de 10 milhões de euros que serão investidos neste setor destinam-se à obra de requalificação da Escola EB 2,3 D. Dinis de Quarteira, «um investimento orçado em 4,5 milhões de euros e que vem reforçar o parque escolar do concelho, com uma intervenção profunda há muito aguardada».

No campo da ação social, a Câmara irá alargar ao 2º ciclo o apoio que já vinha dando aos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e suas famílias, oferecendo os manuais escolares a todos os alunos do 1º ao 6º ano. Para esta medida, serão canalizados 400 mil euros.

Outro apoio que a autarquia louletana vem dando ao longo dos anos e se irá manter é o transporte escolar, a pensar nos alunos que vivem longe dos centros urbanos, tendo em conta a «vasta área geográfica do Concelho de Loulé» e o encerramento de escolas em zonas desertificadas.

Em 2017, serão investidos 1,3 milhões nesta medida que visa apoiar as deslocações diárias dos alunos que residem em locais mais afastados das escolas que frequentam.

«Também no que diz respeito ao fornecimento das refeições escolares, a Autarquia de Loulé destinará uma verba global de 1,2 milhões de euros para apoiar a alimentação das crianças nas escolas. Refira-se que, atualmente, todas as refeições são confecionadas nas cozinhas das escolas, sendo a elaboração das ementas acompanhadas por nutricionistas, garantindo assim a qualidade alimentar das crianças, com base na dieta mediterrânica», revelou a Câmara de Loulé.

Durante as férias escolares, o apoio da autarquia continua, desta feita através do projeto «Férias para Todos», nas férias de Páscoa e do Verão. «Este ano a grande novidade será o alargamento aos alunos que frequentam o 3º Ciclo (7º, 8º e 9º anos) e secundário – “Férias XL”. Esta tem sido uma iniciativa que pretende proporcionar um descanso ativo às crianças, apoiando também as famílias que se encontram a trabalhar neste período de interrupção letiva. Em 2017, o programa “Férias para Todos” canalizará uma verba de cerca de 120 mil euros», anunciou a Câmara louletana.

O assegurar da «componente de animação e apoio à família no período após o horário letivo, possibilitando que os alunos permaneçam nas escolas após o término das aulas, sob o acompanhamento de animadores» e a continuidade de projetos escolares como o «Poesia na Escola», «Música com Concertos Interativos», «Teatro Somos P(A)rte», «Educação para a Saúde e Ambiente», «Eco-Escolas» ou «Não desperdices o teu Futuro» também estão garantidos .

«Para assegurar a segurança, limpeza e outras vertentes da gestão dos espaços escolares, a Câmara Municipal celebrou protocolos de transferências e meios com os Agrupamentos de Escolas, num montante previsto de 1,3 milhões de euros», concluiu a Câmara de Loulé.

Comentários

pub