Ligação ferroviária ao Aeroporto de Faro é prioridade do Governo… se ambiente deixar

A ligação do Aeroporto de Faro à linha ferroviária do Algarve, «se for possível do ponto de vista ambiental», é […]

A ligação do Aeroporto de Faro à linha ferroviária do Algarve, «se for possível do ponto de vista ambiental», é para avançar, «se não antes, no início do próximo quadro comunitário». Esta garantia foi dada na passada sexta-feira por Pedro Marques, ministro do Planeamento e Infraestruturas, no jantar de ano novo do PS, que se realizou em Faro.

O governante adiantou que assumiu o desafio de estudar a obra «com pés e cabeça, do ponto de vista da avaliação custo-benefício» e garantiu que serão feitos «os estudos preparatórios do que possa vir a ser essa ligação».

De acordo com Pedro Marques, além das questões ambientais, esta ligação ferroviária «só faz sentido se formos capazes de potenciar, com um transporte intermodal, as ligações das estações às principais zonas de procura».

Pedro Marques acredita que, com esta ligação, «podemos aumentar muito a procura da utilização da ferrovia» no Algarve.

Por isso, o governante reforça que «se for possível, do ponto de vista ambiental, se formos capazes de integrar do ponto de vista intermodal os transportes no Algarve, essa ligação há-de ser uma prioridade do Governo do PS e uma ligação para realizar».

Enquanto ministro, Pedro Marques assumiu ainda o compromisso de colocar a obra «como uma das minhas prioridades para uma intervenção futura na ferrovia em Portugal».

Comentários

pub