Lagos adapta-se para enfrentar alterações climáticas

A candidatura do «Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas» de Lagos ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso […]

A candidatura do «Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas» de Lagos ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) foi aprovada e o Município terá 36.390 euros para implementar este plano, que terá três fases, e conclusão prevista para Dezembro.

Assim, a primeira destas será «a fase de avaliação e cenarização climática municipal», que envolve o «conhecimento atual e futuro da região e concelho». Segue-se, depois, a «análise e identificação dos impactos climáticos» e a «avaliação da capacidade adaptativa e vulnerabilidades atuais e futuras».

Por fim, a última fase diz respeito à «definição e avaliação» com um «programa de medidas/ações de adaptação», num «quadro de monitorização e gestão do Plano e Integração no planeamento local».

No âmbito do aviso-concurso destinado ao «Planeamento em Adaptação às Alterações Climáticas» deste PO SEUR, 17 candidaturas foram aprovadas, a nível nacional, resultando num total de valor monetário atribuído de 2.906.229,77 euros.

Portugal, relembra a Câmara de Lagos, «assumiu o objetivo de reforçar as capacidades de adaptação às alterações climáticas, contribuindo para a implementação da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC)».

Esta tem como objetivos «atualizar e promover o conhecimento sobre as alterações climáticas» e avaliar tanto os impactos como a «capacidade de adaptação e priorizar a implementação de medidas».

Além disso quer, ainda, promover a integração da adaptação às alterações climáticas nas políticas públicas e setoriais de maior relevância e nos principais instrumentos de planeamento territorial a nível nacional, regional e local», conclui a autarquia lacobrigense.

Comentários

pub