Jaime Albino Ramos recebe «Prémio Carreira Alumni 2016» da UAlg

Jaime Albino Ramos vai receber o «Prémio Carreira Alumni 2016» da Universidade do Algarve (UAlg) no dia 11 de Janeiro, […]

Jaime Albino Ramos vai receber o «Prémio Carreira Alumni 2016» da Universidade do Algarve (UAlg) no dia 11 de Janeiro, às 17h00, na Sala de Seminários da Reitoria do Campus de Gambelas.

Na mesma sessão, Paulo Condado receberá uma menção honrosa.

Este prémio visa, explica a UAlg, «homenagear e distinguir anualmente um graduado num dos cursos lecionados na Universidade do Algarve», reconhecendo a carreira deste «com comprovada relevância» no desenvolvimento da sociedade ou no reconhecimento da qualidade de ensino da UAlg.

Neste sentido, o biólogo Jaime Albino Ramos, graduou-se em 1989, na Universidade do Algarve, com um trabalho final sobre a Galinha Sultana ou caimão, à época em vias de extinção.

«É um biólogo com um percurso académico excecional, que ilustra e exemplifica o quanto a força de vontade e a capacidade de trabalhar e de enfrentar desafios, bem enquadradas por uma formação superior, podem dar frutos fabulosos. Encarna o empenho, o trabalho e o espírito prático na resolução de problemas, conciliados com belíssimas capacidades de relacionamento social e humano, intelectuais e pedagógicas», descreve a UAlg.

Jaime Albino Ramos é mestre pela University of Durham, Reino Unido (1990), e doutorado pela University of Oxford (1994).

É atualmente professor na Universidade de Coimbra, onde desenvolve muitos trabalhos, com alunos que orienta, relacionados com aves da Ria Formosa.

Tem vários projetos na área da biologia marinha e da ecologia, um pouco por todo o mundo, como Seychelles, Cabo Verde, Portugal continental e nas Ilhas dos Açores, onde estudou o «Priolo», tendo contribuído com o seu estudo para a preservação da floresta laurissilva no nordeste da Ilha de São Miguel, e para a natural preservação da ave.

Em sua homenagem a ave foi batizada pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves como o «Priolo» Jaime. Tem cerca de 150 artigos publicados em revistas indexadas e um h-index 23, obtido na SCOPUS.

Já Paulo Condado, que receberá uma menção honrosa, licenciou-se em Engenharia Informática, ramo de Gestão, pela Universidade do Algarve, em 2002, e, mais tarde doutorou-se, em 2009, em Engenharia Eletrónica e Computação pela mesma Universidade.

Tem dedicado a sua investigação a soluções de acessibilidade, apoio tecnológico em diversas incapacidades e integração digital/social.

«A sua inteligência e o seu carácter muito forte permitiram-lhe, não só mostrar o seu valor, mas também vencer num ambiente competitivo, apesar das adversidades e incompreensão social com que é confrontado diariamente», considera a academia algarvia.

«Com uma longa lista de publicações e projetos, desenvolveu um revolucionário sistema informático, o Easy Voice, que permite que pessoas com deficiências na fala possam efetuar chamadas telefónicas, utilizando uma voz artificial gerada por um computador», conclui a UAlg.

Comentários

pub