Já cai neve no Algarve (com vídeos)

Não é muita neve, são apenas uns flocos e em alguns casos apenas «água-neve», mas esta manhã já nevou em […]

Neve em Vila Real de Santo António – foto partilhada no facebook por Vitor Hugo Llopes

Não é muita neve, são apenas uns flocos e em alguns casos apenas «água-neve», mas esta manhã já nevou em várias localidades do Sotavento Algarvio, desde a serra do Caldeirão até mesmo junto ao mar. O Sul Informação apurou que caiu neve em Tavira, Moncarapacho, Quelfes, São Brás de Alportel, Salir…e até em Vila Real de Santo António, Vila Nova de Cacela e em Monte Gordo.

Bruno Gonçalves, meteorologista amador responsável pelo site Meteofontes, admite mesmo, em declarações ao nosso jornal, que hoje de manhã poderá também nevar em Faro. «Está uma boa mancha de precipitação sobre Faro… é bem possível que caia algo».

Depois de uma madrugada que foi bem gelada, com temperaturas mínimas negativas em grande parte do Continente, mesmo em locais perto do litoral, a mancha de precipitação fraca situada sobretudo na zona interior do Sotavento Algarvio e do Baixo Alentejo, acabou por resultar, em locais acima dos 400m, «em alguns pingos, que poderão ser na forma de neve», adiantou Bruno Gonçalves.

De manhã, pouco depois das 8h00, as temperaturas eram, segundo o Meteofontes, de 2,4ºC em Carvoeiro e 2,6ºC no Sítio das Fontes (Estômbar). No interior, estavam perto dos 0ºC.  Durante a noite, nas Fontes de Estômbar, a mínima chegou aos -2,4ºC.

O meteorologista avisa, porém, que com o nascer do sol e o aumento gradual da temperatura ao longo do dia, se irão dissipando as possibilidades de queda de neve.

O resto do dia continuará frio no Algarve, com máximas que não deverão subir além dos 11ºC/12ºC.

Entretanto, o Algarve e todo o resto do país continuam sob Aviso Amarelo da Meteorologia devido tempo frio, com «persistência de valores baixos da temperatura mínima», segundo o IPMA.

 

Neve em Vila Real de Santo António:

 

 

Neve em Moncarapacho:
(Vídeo de Anabela Marques)

 

 

Neve em Salir:
(vídeo de Sandra Martins)

 

 

Neve em Corte António Martins, a Norte de Vila Nova de Cacela:
(vídeo de Célia Fernandes)

 

 

Neve em São Brás de Alportel:
(vídeo de Paulo Silva)

 

 

Mais neve em São Brás de Alportel:
(vídeo de Susana Soeiro D’Alvo)

 

 

Mais neve em São Brás de Alportel:
(vídeo de Marlene Guerreiro)

 

 

Neve em São Brás de Alportel:
(vídeo de Sílvia Viegas)

Comentários

pub