IPMA destaca «fenómeno pouco frequente» da queda de neve no Sotavento Algarvio

A queda de neve, em flocos, no Sotavento algarvio, «fenómeno pouco frequente» no Algarve, é um dos aspetos mais interessantes […]

A queda de neve, em flocos, no Sotavento algarvio, «fenómeno pouco frequente» no Algarve, é um dos aspetos mais interessantes da vaga de frio que atingiu Portugal Continental, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No dia 19, em cerca de 86% das estações da rede IPMA observaram-se temperaturas mínimas abaixo de 0°C, tendo os referidos valores variado entre -9.9°C no Sabugal e + 2.9°C em Aveiro.

Neste dia, o menor valor da temperatura máxima, 2.1°C, foi registado na Guarda, e o maior valor, 13.8°C, foi registado em Aljezur.

O IPMA explica que tudo isto se deveu a «um fluxo de norte, determinado por um anticiclone que se estendia desde a Islândia às Canárias e um vale depressionário estendendo-se desde a Escandinávia ao Mediterrâneo». Esse fluxo de norte, no início da semana, dias 15 e 16, «transportou ar extremamente frio da região polar para a Europa Central e do Sul».

Nos dias seguintes, «com a mudança do fluxo para nordeste, a massa de ar frio e seco veio a atingir, a partir do dia 18, o território do Continente, originando valores muito baixos da temperatura do ar».

No Algarve, tal como o Sul Informação noticiou, ontem chegou a cair neve, em zonas do interior do Sotavento e na Serra do Caldeirão, mas também no litoral, nomeadamente em Tavira, Monte Gordo ou Vila Real de Santo António, onde já não nevava há 63 anos.

Comentários

pub