Frio coloca todo o país sob Aviso Amarelo e nem o Algarve escapa

Todo o país, de Norte a Sul, está sob aviso Amarelo, devido ao tempo frio, com «persistência de valores baixos […]

Todo o país, de Norte a Sul, está sob aviso Amarelo, devido ao tempo frio, com «persistência de valores baixos da temperatura mínima», anuncia o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o site Meteofontes, esta segunda-feira, dia 16, as mínimas descerão para perto dos 0ºC no interior Algarvio e Alentejano, aos 5ºC junto ao litoral e aos -1ºC no interior Norte e Centro.

Mas a partir da quarta-feira, com a chegada em força do tempo frio, a madrugada terá já mínimas na ordem dos -6ºC no interior Norte, -3ºC no interior Centro e 4ºC junto ao litoral Oeste e Sul.

Neste dia, as máximas não deverão ultrapassar os 7ºC aqui no Algarve e grande parte do continente, com o interior Norte e Centro a não irem além dos 2ºC/3ºC de máxima. Nas terras altas (Serra da Estrela principalmente), as mínimas descerão ainda mais.

O Meteofontes explica que a semana começa com a «continuação de influência anticiclónica, cujo centro se irá deslocar para NE e que, em conjugação com uma depressão localizada no Mediterrâneo, irão “empurrar” ar muito frio “siberiano” na direção da Península Ibérica, principalmente entre quarta e sexta-feira, esperando-se que sejam dias verdadeiramente muito frios».

Para hoje, e enquanto a vaga de frio não chega em força, é de esperar mais um dia de céu pouco nublado, vento fraco a moderado de Norte e com temperaturas máximas a rondar os 15ºC no Algarve, 14ºC no litoral Oeste e Alentejo e os 8ºC no interior Norte.

As mínimas descerão para perto dos 0ºC no interior Algarvio e Alentejano, aos 5ºC junto ao litoral e aos -1ºC no interior Norte e Centro. No mar, a ondulação será de noroeste inferior a 1 metro na costa Sul e a rondar os 2 metros na costa Ocidental.

Amanhã teremos um dia similar ao de hoje, com céu pouco nublado e temperaturas sem grande alteração.

O frio chegará então em força na quarta-feira, com mínimas que poderão rondar os 4 graus no litoral do Algarve e os zero graus no interior da região e as máximas a não ultrapassar os 7ºC.

A madrugada de quinta-feira será novamente gelada, com as mínimas a descerem ainda mais, chegando a valores negativos em quase todo o Continente, à exceção do litoral, onde rondará os 2 a 3ºC no máximo.

O dia será também fresco, com máximas a não passarem dos 8ºC aqui no Sul.

O site Meteofontes acrescenta que sexta-feira será ainda outro dia muito frio, muito similar a quinta-feira, com as temperaturas mais baixas a começaram a retirar-se no fim-de-semana, com a possível chegada da chuva.

Tendo em conta estas condições do tempo, a recomendação é para que todos tomem as devidas precauções relativamente à proteção contra o frio, seguindo as recomendações das entidades oficiais.

Comentários

pub