“Final Four” da Taça da Liga no Estádio Algarve vai estrear nova tecnologia para árbitros

Apontar os cartões ou «todos os potenciais casos de jogo», num relógio Samsung Gear S3, são algumas da funcionalidades do […]

Apontar os cartões ou «todos os potenciais casos de jogo», num relógio Samsung Gear S3, são algumas da funcionalidades do projeto «E-Liga». Esta tecnologia «única e pioneira» vai ser estreada na Final Four da Taça da Liga, que se jogará esta semana, de 25 a 29, no Estádio Algarve, tendo sido apresentada na conferência de imprensa de lançamento da prova.

Assim, esta segunda fase do projeto vai possibilitar, tanto aos árbitros como à restante equipa que participa nas competições da Liga, transmitir, em tempo real, as informações oficiais relacionadas com o jogo. Já os delegados e os clubes poderão registar toda a documentação oficial de jogo através de um tablet, da mesma marca.

Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, salientou o facto de esta ser «uma Final Four tecnológica». Isto porque, além da «E-Liga», os jogos também terão vídeo-árbitro e a tecnologia da linha de golo. «Este novo formato competitivo veio reformular uma competição que estava moribunda», disse.

Para tal, o apoio das Câmaras de Faro e Loulé foi importante, já que estes municípios «souberam acolher como ninguém» esta Final Four, nas palavras de Pedro Proença. Vítor Aleixo, presidente da autarquia louletana, também fez referência a isto ao revelar que os dois concelhos vizinhos «forçaram» para que esta competição se realizasse no Algarve.

A Final Four da Taça da Liga, onde estarão Benfica, Moreirense, Vitória de Setúbal e Sporting de Braga, tem, além da forte presença tecnológica, também o objetivo de levar as famílias ao Estádio. Neste sentido, «optámos por uma nova política de bilheteira, com uma opção pelo bilhete económico. Ter a possibilidade de assistir a uma Final da Taça da Liga por 5 euros é um privilégio no futebol profissional», considerou Pedro Proença.

 

Mas as atividades dirigidas às famílias não ficam por aqui. Quer em Loulé, quer em Faro, haverá Fanzones, com várias iniciativas. Por exemplo, no dia 27 de Janeiro, sexta-feira, Jimmy P atuará em Faro, das 21h00 às 23h00. No mesmo horário, mas no dia seguinte, será a vez de Capitão Fausto dar um concerto na mesma Fanzone.

A Corrida do Adepto será também um dos cartazes das atividades farenses. No dia 28, com partida às 17h00, este «espetáculo agregador» terá duas vertentes: uma corrida de 10 quilómetros e uma caminhada de 5 quilómetros. Do custo de inscrição – 2 euros -, metade reverterá a favor do Refúgio Aboim Ascenção, em Faro.

Já em Loulé, a grande atração vai para o «Jogo das Lendas», às 18h00 de dia 27, no Pavilhão Municipal. Jorge Andrade, Maniche, Ricardo ou Toni serão alguns dos ex-jogadores profissionais a disputar esta partida «de craques». O custo de entrada, que também é de 2 euros, irá ser doado à Fundação António Aleixo.

Assim, esta competição, «onde tudo foi negociado ao detalhe», tem «um conjunto de iniciativas que farão com que seja uma grande final», considerou Vítor Aleixo. O facto de esta ser uma competição a disputar no Estádio Algarve também foi aludido pelo edil louletano, dizendo que mostra «como o estádio está vivo».

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, garantiu, por sua vez, que, «em termos de logística e acessibilidade, está tudo pronto».

Da parte da Liga de Portugal, Helena Pires, diretora de competições, revelou que as portas do recinto vão abrir, em todos os jogos, às 18h45, e que, nas duas meias-finais, o topo Norte do Estádio Algarve «não será utilizado». Já no jogo Moreirense vs Benfica, o topo Sul será utilizado para acolher adeptos benfiquistas.

O major da GNR Bruno Marques garantiu que o dispositivo «policial será adequado a cada jogo» e que «não espera problemas».

Os bilhetes para a «Final Four» da Taça da Liga podem ser comprados aqui ou nas máquinas de venda rápida disponíveis na Estação de Comboios de Faro ou no Mercado de Loulé.

 

Jogos da Final Four da Taça da Liga:
Meia-Final 1: 25 de Janeiro (quarta-feira) às 20h45): Vitória de Setúbal vs Sporting de Braga
Meia-Final 2: 26 de Janeiro (quinta-feira) às 20h45: Moreirense vs Benfica
Final: 29 de Janeiro (domingo) às 20h45

 

Fotos: Pedro Lemos|Sul Informação

Comentários

pub