Filme francês filmado em Monchique já estreou em Lisboa…mas não se sabe quando chega ao Algarve

O filme «Até Nunca/À Jamais», do realizador francês Benoît Jacquot, que esteve a ser filmado, em Dezembro de 2015, em […]

O filme «Até Nunca/À Jamais», do realizador francês Benoît Jacquot, que esteve a ser filmado, em Dezembro de 2015, em Monchique e junto à Praia da Marinha, em Lagoa, já se estreou na passada quinta-feira, em Lisboa, mas não se sabe quando será apresentado no Algarve.

«Até Nunca», com Mathieu Amalric (que já foi vilão num dos últimos filmes de 007) e Julia Roy nos principais papéis, pode ser visto no cinema Medeia Monumental, em Lisboa, desde dia 29 de Dezembro, enquanto no Porto estará em exibição no TM Campo Alegre, a partir de 12 de Janeiro.

Baseada muito livremente no livro «O Corpo Enquanto Arte/Body Art», de Don DeLillo, esta produção luso-francesa, que se desenrola em Portugal, conta com Julia Roy como Laura, uma artista performativa de 20 e poucos anos que se envolve com Rey, um realizador de meia-idade (Mathieu Amalric) que ainda não esqueceu a ex-amante, Isabelle (Jeanne Balibar, ex-mulher de Amalric na vida real). É um filme que desafia géneros e que tira partido das paisagens portuguesas – nomeadamente do Algarve – para adensar a atmosfera da história.

O filme, que é uma produção de Paulo Branco, conta ainda com a presença de diversos atores portugueses, como Victoria Guerra ​​(Marie), Elmano Sancho ​​(O produtor), José Neto ​​(O proprietário) e Rui Morisson ​​(O apresentador). Participam também dois duplos portugueses – João Gaspar e Giby.

A película esteve em exibição nos festivais de cinema de Veneza e Toronto. As filmagens decorreram na vila de Monchique nos primeiros dias de Dezembro de 2015, bem como numa casa semi-abandonada perto da Praia da Marinha, no litoral de Lagoa, ou ainda na Praia dos Salgados. Houve ainda filmagens em diversos locais da zona de Lisboa, nomeadamente no túnel da CRIL e no Centro Cultural de Belém.

Há pouco mais de um ano, quando esteve no Algarve para as filmagens, o realizador Benoît Jacquot falou com o Sul Informação, tendo revelado que escolheu a região para rodar grande parte da obra «porque é um local muito bonito para filmar, com uma bela luz, a zona da costa é bonita e o campo também. Estavam aqui exatamente a localização [location] que eu estava à procura, que eu tinha imaginado».

Por seu lado, Mathieu Amalric, também em entrevista ao nosso jornal, disse já conhecer Portugal, «mas não o Algarve. Conhecia Lisboa, o Douro e o Porto. Estou feliz por descobrir esta parte de Portugal, apesar de eu só ver pedaços do Algarve. Para nós há muito trabalho, muito intenso. O filme é quase todo passado na casa à beira mar».

Aliás, o ator francês confessou-se apaixonado pela casa e pela costa algarvia. «Depois de ver este filme, toda a gente vai procurar por esta casa», referindo-se à casa à beira mar, junto à Praia da Marinha, no concelho de Lagoa. «Há qualquer coisa de muito profundo…esta casa é o paraíso. A casa desempenha um papel importante no filme», sustenta.

Com o seu papel neste filme de Benoît Jacquot, a jovem atriz Julia Roy (que é também a argumentista), foi selecionada pela Académie des César para integrar a lista de Revelações para os prémios César 2017, os óscares do cinema francês.

Aguarda-se agora que o filme seja exibido no Algarve, embora, ao que o Sul Informação apurou, dificilmente isso acontecerá numa sala comercial.

 

Até Nunca
Título original: À Jamais
De: Benoît Jacquot
Com: Mathieu Amalric, Julia Roy, Jeanne Balibar
Género: Drama
Outros dados: POR/FRA, 2016, Cores, 86 min.

 

Comentários

pub