Festa das Chouriças de Querença não celebra apenas a gastronomia

A Festa das Chouriças, em Querença, que se realiza este fim-de-semana, de 21 e 22 de Janeiro, é um dos […]

A Festa das Chouriças, em Querença, que se realiza este fim-de-semana, de 21 e 22 de Janeiro, é um dos maiores cartazes gastronómicos do Algarve, mas as suas festividades vão além do paladar.

A componente religiosa também está presente, ou não fosse este um certame que remonta a uma época «em que era tradição pedir a S. Luís, patrono dos animais, que conservasse em boas condições o porco».

O grande objetivo era, então, um: garantir a alimentação da família. Depois, em forma de gratidão, eram oferecidas, a S. Luís, as melhores chouriças caseiras.

Esta localidade do interior algarvio continua, ainda assim, a assinalar esta festividade, que começa às 21h00, deste sábado, com uma noite de Fados, na Casa do Povo de Querença.

O domingo, dia 22, é “o dia grande”. A partir das 11h00, e durante a tarde, «os visitantes poderão degustar a chouriça assada nos vários estabelecimentos de Querença, alguns localizados no Largo da Igreja», informa a Câmara de Loulé.

A celebração religiosa terá início às 14h30, com missa na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, presidida pelo padre Carlos Matos, à qual se seguirá a Procissão Solene com a imagem de S. Luís pelas ruas da aldeia.

Às 16h00 terá início o habitual e sempre animado leilão de chouriças, onde o público poderá participar e comprar chouriças.

Por sua vez, das 10h00 às 18h00, haverá um mercadinho com exposição e venda de artesanato e produtos locais, representativos da região, sendo que as festividades terminam com um baile a cargo da acordeonista Telma Santos, a partir das 19h00, no Salão de Festas da Casa do Povo.

Este certame é promovido pela Comissão de Festas da Paróquia, com o apoio da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, da Câmara Municipal de Loulé e da Casa do Povo de Querença. A entrada é livre.

Comentários

pub