Biblioteca de Tavira acolhe espetáculo que junta peças de Villa-Lobos à dança

A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, acolhe o espetáculo “Villa-Lobos em Movimento”, que vai reler peças deste compositor […]

Biblioteca Álvaro de Campos

A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, acolhe o espetáculo “Villa-Lobos em Movimento”, que vai reler peças deste compositor brasileiro para guitarra clássica, interpretando-as também através da dança, no próximo sábado, dia 28 de Janeiro, às 18h00.

Este espetáculo apresenta «os cinco prelúdios para guitarra, que o próprio Villa-Lobos dedicou a diferentes personagens da cultura brasileira, intercalados por estudos e choros que ajudam a completar as ideias sugeridas pelos prelúdios e metaforizadas pelos movimentos», explica a Câmara de Tavira.

O recital «evolui a partir do reconhecimento das influências europeias levadas para o Brasil pela colonização portuguesa, durante o reinado de D. João VI», acrescenta.

Villa-Lobos apropriou-se dessas influências, «desconstruindo-as e remodelando-as com uma intencional e intensa combinação com as tradições, os folguedos e as crenças populares oriundas das convivências com o escravo africano e com o que havia restado das civilizações indígenas, criando uma obra genuinamente brasileira que inspira várias gerações de compositores», explica a autarquia tavirense.

A peça termina com a homenagem ao índio, ícone do povo brasileiro. Para mais informações, clique aqui.

Comentários

pub