Júlio Resende sobe ao palco do Teatro das Figuras para um primeiro concerto «inédito»

O pianista Júlio Resende, natural de Faro, é o «Artista Figuras» deste ano. Este que é o primeiro de três […]

O pianista Júlio Resende, natural de Faro, é o «Artista Figuras» deste ano. Este que é o primeiro de três concertos, desta vez mais dedicado ao Fado, é já este sábado, dia 21, às 21h30, no Teatro das Foiguras, em Faro, e promete ser «especial e inédito», nas palavras do músico. Isto porque, pela primeira vez, juntará «três pessoas que nunca estiveram no mesmo palco».

Em declarações ao Sul Informação, Júlio Resende explicou que, apesar de Salvador Sobral e Carolina, que se juntarão ao pianista para este concerto farense, serem músicos com quem já tocou, este será a primeira vez «que juntará as valências musicais» de ambos.

O objetivo é, desta forma, «criar um espetáculo de amplitude e interesse maiores», acrescentou. A vozes dos “companheiros” de palco vão, no entender de Júlio Resende, «surpreender as pessoas». «Ambas são maravilhosas e distintas», considerou.

Quanto ao público, este músico pensa que será «abrangente e transversal». «O Fado é um estilo de música que apanha uma faixa etária a partir dos 30/40 anos. Ainda assim, o Salvador é alguém que já agrada a um tipo de público mais juvenil», disse, em declarações ao nosso jornal.

A escolha de Júlio Resende para «Artista Figuras» é vista por Joaquim Guerreiro, diretor do Teatro das Figuras, como a manutenção do «critério que escolheu Viviane o ano passado»: ser um «músico que tem raízes no Algarve». Neste sentido, o pianista é alguém «com notoriedade na música a nível nacional e internacional», considerou.

Já para o artista, esta é «uma honra e uma dádiva muito grande». «Assim posso explorar vários tipos de concertos nos três que darei. Qualquer artista gosta de explorar várias abordagens», contou ao Sul Informação.

No que diz respeito a futuros concertos, apesar da garantia de que serão diferentes deste primeiro, ainda não têm «moldes definidos», disse Júlio Resende. Joaquim Guerreiro, em declarações ao nosso jornal, adiantou que «ainda não há datas marcadas» para os futuros espetáculos.

Ainda assim, o pianista deu uma certeza quanto ao público: «tenho muitos amigos em Faro e em Olhão, além da minha família. Sei que se vão juntar», concluiu, entre risos.

Os bilhetes para este concerto custam 12,5 euros e podem ser comprados aqui.

Comentários

pub