Aljezur constrói jardim urbano na Igreja Nova e Parque Verde ao longo da ribeira

Um parque verde ao longo de um extenso troço da ribeira de Aljezur, com requalificação da Rua 25 de Abril, […]

Um parque verde ao longo de um extenso troço da ribeira de Aljezur, com requalificação da Rua 25 de Abril, e um jardim urbano na zona da Igreja Nova. Estes são os dois projetos que estão a nascer em Aljezur e que acabam de receber um apoio financeiro de 733.895 euros, no âmbito da reprogramação do Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE).

A obra do Jardim Urbano é a que vai mais adiantada, uma vez que deverá estar pronta em Março próximo. O jardim ocupa um terreno retangular com 2970 metros quadrados de área, na rua Pintor José Cercas. Inclui uma área relvada e ajardinada, com árvores, parque infantil e ainda um terreiro de jogos, «em especial para os jogadores de petanca», revelou o presidente da Câmara ao Sul Informação.

Também em Março vai começar a outra intervenção, a do Parque Verde de Aljezur, que passa também pela requalificação da rua 25 de Abril, que mais não é que o troço da Estrada Nacional 120 que atravessa a vila, e que tantas dores de cabeça dá a moradores, comerciantes, autarquia e automobilistas.

O objetivo desta obra é «devolver a margem da ribeira à população, permitindo vivenciar a ribeira», explicou o edil José Amarelinho em declarações ao nosso jornal.

 

Jardim urbano em construção na zona da Igreja Nova

O projeto, que foi apresentado e debatido publicamente, prevê ainda a criação de estacionamento nesta zona baixa da vila. «Havia quem não quisesse ali estacionamento, mesmo nós estávamos na dúvida. Mas, nesse debate público, a falta de estacionamento foi apontada por muitos participantes e acabámos por considerar que fazia todo o sentido aumentar o número de lugares. No Verão, estarão ocupados com carros, no resto do ano é um espaço que pode ser aproveitado para muitas outras atividades», acrescentou o autarca.

«O parque verde pode também ser uma zona de mostra e exposição dos produtos locais, com muita animação», revelou ainda.

O Parque Verde vai situar-se na margem ocidental da ribeira de Aljezur (ou das Alfambras), numa zona até agora devoluta ou ocupada por casas que se erguiam à beira da EN120, mas que a Câmara de Aljezur tem vindo a comprar e a demolir. Uma delas, a mais famosa, era a que albergava a Mercearia da Ponte, cuja demolição tanta tinta fez correr há quatro anos.

 

Por resolver continua, porém, o problema da ponte sobre a ribeira, na EN120/Rua 25 de Abril, que é estreita, mal chegando para o cruzamento

de dois automóveis e que se situa no seguimento de uma curva em cotovelo. Se dois camiões aí se cruzam, sobretudo no Verão, gera-se o caos.

E o atravessamento da ponte por peões é também muito perigoso, embora uns vinte metros mais à frente tenha sido construída uma ponte pedonal.

José Amarelinho confidenciou ao Sul Informação que está a tentar convencer a empresa Infraestruturas de Portugal, responsável pela EN120, a pensar numa solução para a ponte, em pleno centro da vila de Aljezur.

Com este investimento no Parque Verde de Aljezur, que deverá estar pronto em Julho próximo e no qual serão investidos cerca de 500 mil euros, deverá ficar de vez afastada a ideia de construir uma variante à EN120 pela várzea, do outro lado da ribeira de Aljezur, mas colada à vila.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

Comentários

pub