A música de Villa-Lobos interpretada através da dança vai passar por Portimão, Lagos e Olhão

O espetáculo “Villa-Lobos em Movimento”, que é uma releitura, para guitarra clássica, das peças deste compositor brasileiro, interpretadas também através […]

O espetáculo “Villa-Lobos em Movimento”, que é uma releitura, para guitarra clássica, das peças deste compositor brasileiro, interpretadas também através da dança, vai animar o TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, no dia 4 de Fevereiro, a partir das 16h00, o Centro Cultural de Lagos, no dia 18, às 21h30, e a Biblioteca Municipal de Olhão, a 4 de Março, a partir das 18h00.

Este recital «evolui a partir do reconhecimento das influências europeias levadas para o Brasil pela colonização portuguesa durante o reinado de D. João VI», explica a organização. A partir destas, Heitor Villa-Lobos criou uma «obra genuinamente brasileira, que vem influenciando vários gerações de compositores».

O espetáculo, dirigido por Tela Leão, leva, assim, o público numa jornada pela evolução da identidade cultural do Brasil.

As peças de Villa-Lobos para guitarra clássica são «brilhantemente interpretadas por Josué Nunes, para acompanhar os movimentos fluentes de Simone Marçal, cujo rosto expressivo nos conduz através dos sempre mutantes estados de espírito e vários idiomas narrativos do programa», no entender de Len Graham, crítico e animador cultural da “Qube Arts Oswestry”, do Reino Unido.

A peça abre com música e dança que evocam o Rio de Janeiro, entre as montanhas e o mar. De seguida, há uma homenagem a Bach, onde Villa-Lobos ecoa as sonatas para violino solo, «e reflete de forma bem humorada sobre as primeiras influências europeias na cultura brasileira».

O espetáculo usa só um figurino, mas alguns objetos de cena, como um chapéu, chávenas de chá, óculos escuros ou  uma peruca. «Tudo colaborando para um efeito dramático preciso e precioso», considera a organização.

“Villa-Lobos em movimento” é uma iniciativa que se insere no programa 365 Algarve e que já teve uma primeira atuação em Tavira.

Comentários

pub