V Feira da Dieta Mediterrânica realiza-se de 7 a 10 de Setembro de 2017

A V Feira da Dieta Mediterrânica realiza-se de 7 a 10 de Setembro do próximo ano, anunciou a Câmara de […]

Feira da Dieta Mediterrânica 2015_14

A V Feira da Dieta Mediterrânica realiza-se de 7 a 10 de Setembro do próximo ano, anunciou a Câmara de Tavira. Este certame encerrará a presidência de Portugal, e de Tavira, do programa anual dos 7 Estados e Comunidades representativas da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. 

Está, ainda, prevista a realização de uma conferência internacional em Maio, em parceria com a Universidade do Algarve, sobre a preservação e difusão de boas práticas da Dieta Mediterrânica.

No próximo domingo, dia 4 de Dezembro, cumpre-se o 3º aniversário da inscrição da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade, numa candidatura que incluiu Tavira.

A Dieta Mediterrânica representa um estilo de vida milenar, a daiata da Grécia Antiga, marcado pela trilogia e rituais dos alimentos sagrados, o pão, o azeite e o vinho, pelas convivialidades e festividades cíclicas, por um modelo de alimentação saudável assente em produtos de proximidade, frescos e de cada época do ano, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde – OMS como um padrão alimentar de excelência.

«A Dieta Mediterrânica mantém enorme atualidade e utilidade social, sendo uma das respostas necessárias para fazer frente aos problemas globais do planeta: as doenças da civilização de causas comportamentais, a destruição dos ecossistemas e da diversidade biológica e cultural», diz a Câmara de Tavira.

Feira Dieta Mediterranica_44Tavira, como comunidade representativa de Portugal, considerou o momento da inscrição como de «prestigiante reconhecimento, cultural e científico pelo trabalho realizado» mas sobretudo o início de uma nova etapa mais exigente na preservação pela transmissão do elemento às atuais e futuras gerações, com consequências para as populações, a economia da região e do País.

Neste ano, múltiplas foram as ações realizadas e apoiadas pela Comunidade de Tavira, «destacando-se a presença institucional no Grupo de Acompanhamento Nacional, comunicações em diversas conferências internacionais e nacionais ou a organização partilhada da IV Feira da Dieta Mediterrânica, no início de Setembro», considera a autarquia tavirense

Realizaram-se, ainda, sessões de educação para alimentação saudável e continuou, no Palácio da Galeria/Museu Municipal de Tavira, uma exposição didática de longa duração sobre o tema, acompanhada pelo programa «Dieta Mediterrânica Todo o Ano», com oficinas e passeios de interpretação. A valorização anual da gastronomia do mar e da serra apresentou-se com o formato de festivais.

Em resposta a pedidos externos, foi concebida e concretizada a exposição itinerante «Dieta Mediterrânica – Património Cultural Imaterial da Humanidade», cedida gratuitamente a Municípios e entidades que a requisitem. Esta exposição foi apresentada em Tavira, no Portugal Agro, em Lisboa, no campus de Gambelas da Universidade do Algarve (Faro), encontrando-se, agora, na sede do Parque Natural da Ria Formosa.

 

Comentários

pub