Três noites do final do ano trazem a magia do novo circo a Monchique

O circo sempre esteve associado às festas de Natal e de final de ano e desta vez, em Monchique, será […]

O circo sempre esteve associado às festas de Natal e de final de ano e desta vez, em Monchique, será mesmo com um espetáculo de Novo Circo que 2016 se irá despedir. Mas não se pense que este é um circo qualquer.

Trata-se do espetáculo Maintenant ou Jamais (Agora ou Nunca), que é trazido até à vila mais alta do Algarve pela companhia francesa «Cheptel Aleikoum, Circa Tsuica». Serão duas horas de trapézio, trampolim, acrobacias de bicicleta em equilíbrios instáveis, música, muita música, doces, imaginação e humor contemporâneo, numa tenda com capacidade para 400 pessoas, montada no heliporto de Monchique, nos próximos dias 29, 30 e 31 de Dezembro.

Este espetáculo de novo circo, que se junta ao «Peep&Eat» que se estreou em Aljezur e esteve também em Monchique, foi a forma de abrir, com estrondo, a programação «Lavrar o Mar, As Artes no Alto da Serra e na Costa Vicentina», que, durante três anos, quer pegar na cultura local, misturá-la com artistas vindos de fora e oferecer uma programação que deixe raízes nestes dois concelhos do Barlavento Algarvio.

O Sul Informação foi falar com a coreógrafa Madalena Victorino e com o encenador Giacomo Scalisi, que são os responsáveis pelo projeto «Lavrar o Mar», um dos mais interessantes a ser apoiado neste primeiro ano do programa «365 Algarve», promovido na região, entre Outubro e Maio, pelas Secretarias de Estado do Turismo e da Cultura e pago inteiramente por verbas do Turismo de Portugal.

Giacomo Scalisi não tem dúvidas: «sem 365 Algarve, não havia projeto “Lavrar o Mar” já. Este é daqueles milagres que acontecem».

 

«Quisemos abrir o projeto com dois espetáculos marcantes, para ser mais fácil as pessoas perceberem que tinha começado qualquer coisa». Depois do teatro gastronómico «Peep&Eat» ter sido um sucesso em Aljezur e Monchique (600 pessoas, com uma sessão extra a ter de ser marcada), Madalena e Giacomo esperam que o mesmo se passe com o novo circo, que poderá atrair a Monchique 1200 pessoas. Os bilhetes, para já, têm estado a vender-se muito bem.

Começando às 21h00, serão duas horas de festa inesquecível, com os doze artistas, músicos e acrobatas do «Cheptel Aleikoum, Circa Tsuica». «Esta companhia de novo circo que vem de França é grupo muito particular. Parte de uma fanfarra, que mistura música com circo. Os próprios instrumentos transformam-se em objetos acrobáticos e o público é também chamado a ter participação na festa», explica Giacomo Scalisi.

No dia 31, porque será a passagem de ano, a festa será especial e prolonga-se para lá da meia noite. «Pegando na tradição da Mort’porq monchiquense, teremos para oferecer café, medronho e filhoses, bem como a fanfarra da companhia francesa, que irá acompanhar com música até à meia noite», revela Madalena Victorino.

O projeto «Lavrar o Mar», que, além de Aljezur e Monchique, deveria também abarcar o vizinho concelho alentejano de Odemira, é muito mais que estes dois espetáculos iniciais. Em 2017, logo em Janeiro, começam as residências artísticas, que hão-de culminar em Maio, com um festival em dois fins de semana. E que, pelo meio, têm algumas surpresas preparadas, quando do Festival do Medronho, em finais de Março, em Monchique.

«Queremos estar perto das festividades locais e isso começou por acontecer com o “Peep&Eat”, que se estreou e decorreu a par do Festival da Batata Doce de Aljezur. E há-de acontecer com o Festival do Medronho, em Monchique», explicou Madalena Victorino.

A programação do «Lavrar o Mar» entre Janeiro e Maio é rica e cheia de surpresas. Mas sobre isso se irá falar, em pormenor, dentro de alguns dias.

 

Voltemos então ao espetáculo de novo circo «Maintenant ou Jamais», marcado para 29 a 31 de Dezembro, sempre às 21h00. O estacionamento é gratuito e o preço dos bilhetes varia entre os 2,50 euros (crianças até aos 12 anos) e os 5,00 euros (adultos). O espetáculo é para maiores de 6 anos, mas crianças a partir dos 3 anos podem ser admitidas, mediante aviso prévio da organização.

Os bilhetes estão disponíveis online na BOL e nos pontos de venda aderentes: 1820 (chamada local), postos CTT, El Corte Inglês, FNAC, Worten, Pousadas de Juventude, Serveasy, Espaço + em Aljezur e Biblioteca Municipal de Monchique.

A bilheteira local abre duas horas antes do início do espetáculo. Contactos: [email protected] | 913 943 034. Se quiser saber mais sobre o espetáculo veja aqui.

Clique aqui, para saber mais sobre o projeto «Lavrar o Mar».

Comentários

pub