Queda de fachada em Olhão causou danos de «milhares de euros» no prédio em frente (com fotos)

A queda da fachada de um prédio devoluto, no centro histórico de Olhão, esta madrugada, causou danos «de alguns milhares […]

fachada-de-predio-caiu-olhao_6A queda da fachada de um prédio devoluto, no centro histórico de Olhão, esta madrugada, causou danos «de alguns milhares de euros» no prédio em frente, sobre o qual caíram os escombros. João Correia, o proprietário do imóvel afetado, revelou ao Sul Informação que o acidente «destruiu janelas, portas no rés-do-chão, uma cornija e algum material que lá tinha dentro».

Esta quinta-feira de manhã, o troço final da Rua 18 de Junho, antes de desembocar na Avenida da República, continuava cortado ao trânsito, já que os escombros ainda se amontoavam no meio da rua. Como o Sul Informação avançou, o alerta para a iminência da queda do edifício foi dado ontem à noite, tendo os Bombeiros de Olhão e a PSP selado a zona, retirando todos os carros e pessoas das zonas de risco, o que evitou males maiores. Passado algumas horas, uma das fachadas do prédio acabou mesmo por ruir, com aparato.

Durante a queda, como é possível ver no vídeo que o nosso jornal publicou, os escombros acabaram por atingir o prédio em frente, que estava desabitado, mas não abandonado. «Cá em baixo, é um armazém de família, onde guardamos material. O primeiro andar estou a recuperá-lo, para ali criar um alojamento local», explicou João Correia.

Este proprietário já entrou em contacto com a Câmara de Olhão, uma vez que o presidente do município António Pina esteve no local, ontem à noite. «Disseram-me que tenho de pedir orçamentos, tirar fotografias e pôr um advogado», revelou, resignado.

O proprietário do edifício afetado acrescentou que não conhece os donos do prédio que ruiu parcialmente. Nunca os tinha contactado antes nem feito qualquer queixa, até porque «não imaginava que isto pudesse vir abaixo. Sabia que estava degradado, mas que caísse assim…».

Veja as fotos das consequências do desabamento:

Fotos: Luís Pacheco / Hugo Rodrigues| Sul Informação

Comentários

pub